domingo, 13 de maio de 2012

A Arte de ser Educador de Adultos

Ser um educador de adultos é um desafio e implica conhecimentos, capacidades e atitudes específicas. Exige, também, paixão e paciência. Da mesma forma, a aprendizagem envolve a cooperação entre educadores e educandos [ou, de outra forma, entre formadores e formandos ou entre os demais profissionais e adultos].

Como se pode ser um bom educador de adultos?
O manual “The art of being an adult educator – ahandbook for adult educators-to-be” aborda a questão a partir do conhecimento e experiência trazidos para o projeto Becoming Adult Educators in the European Area (BAEA) pelos seus parceiros, bem como dos novos conhecimentos e experiências adquiridas durante uma série de atividades desenvolvidas em 2008-2010, no âmbito do projeto.
Ensinar e formar adultos é um ofício uma vez que os educadores de adultos recorrem a conhecimentos especializados e criam um espaço em que a aprendizagem significativa possa ocorrer.

O que distingue os educadores de adultos de outras profissões e ocupações na educação?
As características dos aprendentes com que lidam são, possivelmente, o que tornam única essa área de atividade. Os adultos transportam consigo uma mistura relativamente complexa de conhecimentos e experiências de vida que facilitam – podendo, por vezes, também dificultar – o seu envolvimento em novas atividades de aprendizagem intencional. Este compromisso é muitas vezes voluntário, mas também pode resultar de exigências externas que os desafiam a adquirir novas competências para lidar melhor com as complexidades das mudanças das condições de trabalho.
Para garantir que os educadores de adultos sejam capazes de atender às necessidades dos aprendentes com quem trabalham, muitos países criaram cursos e programas especializados para educadores de adultos:
  • na Dinamarca há diversos cursos e programas no âmbito da educação e formação de adultos públicas, que se dirigem aos educadores de adultos;
  • na Itália existem diferentes cursos e programas para preparar os educadores de adultos na aquisição de conhecimento especializado no ensino e na formação de adultos, embora essas ofertas variem entre as regiões;
  • na Suécia, apenas dois programas são especificamente orientados para os educadores de adultos e orientam-se em particular para os educadores do regime liberal;
  • na Estónia foi estabelecido nos últimos anos um Padrão de Qualificação Profissional para educadores de adultos.
A experiência dos educadores de adultos nos diversos países mostra que eles procuram o desenvolvimento profissional contínuo para lidar melhor com os desafios diários colocados pelo ensino e formação de adultos. Portugal não é exceção – também aqui, nos últimos anos, os profissionais em educação e formação de adultos têm investido, dando muito de si em prol da consolidação de conhecimentos e competências, de modo a promover a prestação de um serviço cada vez melhor e mais adequado na área da Educação e da Formação de Adultos.

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