sábado, 16 de outubro de 2010

Relatório da OCDE: Portugal 2010

No Relatório "OECD Economic Surveys: Portugal 2010", lançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, é destacada a importância da formação vocacional enquanto instrumento essencial de diversificação do ensino secundário e da educação de adultos em Portugal, nomeadamente com a Iniciativa Novas Oportunidades.
De acordo com este relatório, "os programas de educação e formação profissional têm sido implementados com resultados encorajadores", sendo também focados os progressos alcançados junto do público adulto.
A este respeito é, por exemplo, referenciado que "desde 2007, mais de um milhão de candidatos se envolveu no eixo adultos, através dos Centros Novas Oportunidades, 63% dos quais se encontram empregados e 33% desempregados. Trata-se de uma experiência única a este nível". Como complemento do que foi alcançado com estas estratégias, a OCDE recomenda a Portugal o reforço das parcerias que tem vindo a estabelecer, envolvendo centros de formação profissional, parceiros sociais, municípios e autarquias e empresas. Portugal deverá ainda apostar na flexibilização da aprendizagem, criando soluções em part-time ou a distância que sejam compatíveis com o dia-a-dia da vida adulta.
No que respeita à educação, o relatório debruça-se ainda sobre a necessidade de Portugal apetrechar os docentes com instrumentos que lhes permitam melhorar as suas competências e os seus métodos de ensino...
Fonte: aqui
Para saber mais: aqui

Sem comentários: