«No respeito pelo modelo formativo definido para os Cursos de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário, pretende-se atingir um conjunto nuclear de objectivos, a saber:
– Garantir a continuidade e complementaridade dos objectivos definidos para os Cursos EFA de nível básico, no que se refere à estruturação de uma rede local e nacional de EFA e à contribuição para a elevação e desenvolvimento das qualificações escolares e profissionais na sociedade portuguesa;
– Consolidar o objectivo da dupla certificação (escolar e profissional), como forma de melhor preparar os adultos para o desempenho da sua actividade profissional, ou para percursos de reconversão profissional, ou ainda de (re)inserção no mercado de trabalho;
– Operacionalizar esta oferta formativa de modo a possibilitar percursos de formação de nível secundário, tendo como ponto de partida, preferencialmente, o trabalho de RVC desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades, dando corpo a uma articulação efectiva e eficaz entre estes Centros e a rede de entidades promotoras/formadoras de Cursos EFA;
– Permitir o desenvolvimento de um modelo de formação baseado em estratégias flexíveis e inovadoras, assente nas Áreas de Competências- Chave do RCC-NS, nas Unidades de âmbito profissional que correspondem a competências e na Área de Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, sempre adequadas às diferentes situações dos adultos em termos de competências reconhecidas, com base na organização modular desta oferta formativa;»
Fonte: Cursos EFA - NS | Orientações para a Acção | ANQ
– Consolidar o objectivo da dupla certificação (escolar e profissional), como forma de melhor preparar os adultos para o desempenho da sua actividade profissional, ou para percursos de reconversão profissional, ou ainda de (re)inserção no mercado de trabalho;
– Operacionalizar esta oferta formativa de modo a possibilitar percursos de formação de nível secundário, tendo como ponto de partida, preferencialmente, o trabalho de RVC desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades, dando corpo a uma articulação efectiva e eficaz entre estes Centros e a rede de entidades promotoras/formadoras de Cursos EFA;
– Permitir o desenvolvimento de um modelo de formação baseado em estratégias flexíveis e inovadoras, assente nas Áreas de Competências- Chave do RCC-NS, nas Unidades de âmbito profissional que correspondem a competências e na Área de Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, sempre adequadas às diferentes situações dos adultos em termos de competências reconhecidas, com base na organização modular desta oferta formativa;»
Fonte: Cursos EFA - NS | Orientações para a Acção | ANQ
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