Li, e quero partilhar, em forma de alerta, as seguintes linhas de orientação produzidas pela Comissão Europeia, para a Educação de Adultos nos Estados Membros:
«Assegurar a qualidade da educação de adultos:
A oferta de qualidade medíocre em matéria de educação de adultos traduz-se em resultados de aprendizagem de qualidade igualmente deficiente. A qualidade reveste diversas formas: informação e orientação; análise das necessidades; conteúdo pertinente, que corresponda às necessidades e à procura reais; oferta; apoio à aprendizagem; abordagens em matéria de avaliação; e reconhecimento, validação e certificação de competências. Embora se deva reconhecer que todas estas dimensões são importantes, há que prestar especial atenção ao seguinte:
Métodos de ensino – Os métodos e materiais didácticos devem ser adaptados às necessidades específicas dos adultos e à forma como estes encaram a aprendizagem. Os resultados pretendidos em matéria de aprendizagem devem ser explícitos. Além disso, os adultos devem ter acesso a recursos de apoio à aprendizagem, tais como aconselhamento, alfabetização e desenvolvimento de competências de estudo em caso de necessidade.
Qualidade do pessoal - O desenvolvimento profissional das pessoas que trabalham no domínio da educação de adultos é determinante para a qualidade desta. Tem sido prestada pouca atenção à definição do conteúdo e dos processos da formação inicial a ministrar ao pessoal responsável pela educação de adultos. Há muitas vias educativas e profissionais para chegar a profissional da educação de adultos e a profissão nem sempre é reconhecida no quadro de estruturas de carreira formais. Comparada com outros subsistemas educativos, a educação de adultos caracteriza-se por percentagens elevadas de trabalhadores a tempo parcial (e de voluntários), que podem ter poucas perspectivas de carreira e são frequentemente pagos à hora. Os parceiros sociais deveriam ser associados ao reconhecimento de competências do pessoal responsável pela educação de adultos.
Qualidade dos prestadores - A qualidade global dos prestadores deve ser assegurada através de mecanismos de acreditação, de quadros de garantia da qualidade, de controlo interno e externo, bem como de uma avaliação dos resultados do ensino e da aprendizagem. Os governos desempenham aqui um papel crucial, cabendo-lhes estabelecer quadros normativos, definir normas de qualidade - baseadas designadamente em exemplos e princípios existentes no ensino e na formação profissionais, assim como no ensino superior -, e garantir o cumprimento destas normas.
Qualidade da oferta – Para aumentar a participação na educação de adultos, é essencial melhorar a oferta. Entre as medidas que fomentam a eficácia da oferta incluem-se a disponibilidade, a nível local, de locais de aprendizagem e de estruturas de acolhimento de crianças; serviços de ensino aberto e de ensino à distância para quem vive em áreas remotas; serviços de informação e orientação; e programas feitos à medida e mecanismos de ensino flexíveis.»
Vale a pena ler todo este documento que está disponível aqui.
Qualidade dos prestadores - A qualidade global dos prestadores deve ser assegurada através de mecanismos de acreditação, de quadros de garantia da qualidade, de controlo interno e externo, bem como de uma avaliação dos resultados do ensino e da aprendizagem. Os governos desempenham aqui um papel crucial, cabendo-lhes estabelecer quadros normativos, definir normas de qualidade - baseadas designadamente em exemplos e princípios existentes no ensino e na formação profissionais, assim como no ensino superior -, e garantir o cumprimento destas normas.
Qualidade da oferta – Para aumentar a participação na educação de adultos, é essencial melhorar a oferta. Entre as medidas que fomentam a eficácia da oferta incluem-se a disponibilidade, a nível local, de locais de aprendizagem e de estruturas de acolhimento de crianças; serviços de ensino aberto e de ensino à distância para quem vive em áreas remotas; serviços de informação e orientação; e programas feitos à medida e mecanismos de ensino flexíveis.»
Vale a pena ler todo este documento que está disponível aqui.
1 comentário:
Olá João!
Realmente vale a pena ler o documento e reflectir sobre algumas questões, tão actuais no nosso país... Há um excerto que considero bastante pertinente e que deixo também para reflexão:
"Os Estados-Membros não podem continuar sem um sistema eficaz de educação de adultos
integrado na sua estratégia de aprendizagem ao longo da vida, que forneça aos participantes
um melhor acesso ao mercado de trabalho e uma melhor integração social e os prepare para o
envelhecimento em actividade no futuro."
Neste pequeno parágrafo há, pelo menos, três questões que considero fundamentais e acerca das quais me interrogo no que diz respeito ao que está a acontecer em Portugal...
1 - Uma estratégia integrada de aprendizagem ao longo da vida...
2 - Um melhor acesso ao mercado de trabalho...
3 - Uma melhor integração social...
Será que é nesse sentido que estamos a evoluir?... Que sinais existem que nos façam acreditar nessa evolução?...
Estaremos efectivamente a contribuir para "assegurar a qualidade da educação de adultos"?... Questões cada vez mais actuais a que urge tentarmos responder, quanto mais não seja com uma reflexão pessoal...
Bom trabalho!
Mafalda Branco
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