Ao longo dos anos como Avaliador Externo tenho acompanhado várias sessões de júri e conhecido vários profissionais e formadores. Ao longo destes últimos anos e particularmente nestes dois últimos, tenho sentido uma mudança de atitude, quer por parte dos candidatos, quer por parte dos profissionais, que, com o processo RVCC ou por via dos cursos EFA procuram qualidade, exigência, rigor e uma forma de voltar a estudar, a melhorar o seu conhecimento e entendimento sobre o mundo.
Este pequeno texto é o resumo do que de melhor nas últimas semanas encontrei como Avaliador Externo.


Nesse mesmo dia, à noite, estava no Fundão. No CNO do Agrupamento de Escolas João Franco. O primeiro júri de nível secundário teria lugar, nessa mesma noite, pelas 20.30 horas. Duas candidatas, que não esquecerei, trocaram comigo e com a equipa um conjunto de ideias, debatendo questões e afirmando a importância de terminar a equivalência do Ensino Secundário.


As duas candidatas revelaram claramente as competências referidas no PRA. Foi um bom júri com um bom trabalho realizado por todos.
Não posso deixar de me recordar do candidato à equivalência do Ensino Básico - 9.º ano que esta passada semana se apresentou a júri no CNO da Escola Secundária de Pombal. O Sr. Pedro Sousa andou todo o tempo do Processo RVCC a preparar uma maquete. Esta maquete fez parte da sua apresentação final em sessão de júri de validação. Foi criada para este momento. A Dra. Isabel Moio, profissional RVCC, referiu-me esse facto em conversa. Achei curioso que uma apresentação fosse feita assim. No final da sessão de júri desse dia, senti que há um verdadeiro investimento na aprendizagem que os adultos fazem para momentos como aquele.

Parabéns a todas estas pessoas e a muitas outras que no seu dia-a-dia lutam com as horas de cansaço, os dias de trabalho e conseguem realizar um verdadeiro trabalho de qualidade. O meu reconhecimento pessoal e profissional fica aqui, nestes exemplos, para todos os coordenadores, formadores e profissional e a todos aqueles que recorrem aos CNO para retomarem um caminho interrompido que com estas novas portas se reinicia.
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