"Das reflexões que aqui partilhámos convosco assentes em sete anos de implementação e desenvolvimento do RVCC no CNO da ANOP, gostaria de finalizar destacando três conclusões:
1 – O RVCC tem de ser visto como um dos instrumentos hoje ao dispor da população adulta para exercer o direito democrático do acesso à educação ao longo da vida; isto implica a existência de políticas de educação e formação de adultos diversificadas mas integradoras e com sentido estratégico;
2 – O RVCC não pode ser visto, e muito menos usado, como um caminho fácil e rápido para o aumento dos níveis de qualificação das populações; esta tentação conduzirá, necessariamente ao esvaziamento da sua especificidade no quadro metodológico, à perca de parâmetros no quadro do seu público-alvo e à sua escolarização;
3 – A importância do RVCC ultrapassa em muito os resultados da certificação, sendo um processo com impactos no quadro da apetência pela aprendizagem continuada, pelo aprofundamento da consciência da condição de cidadão/ã e, portanto, pelo aprofundamento e consolidação dos mecanismos da participação democrática."
Autora: Fernanda Marques. Pode ler mais aqui.
2 – O RVCC não pode ser visto, e muito menos usado, como um caminho fácil e rápido para o aumento dos níveis de qualificação das populações; esta tentação conduzirá, necessariamente ao esvaziamento da sua especificidade no quadro metodológico, à perca de parâmetros no quadro do seu público-alvo e à sua escolarização;
3 – A importância do RVCC ultrapassa em muito os resultados da certificação, sendo um processo com impactos no quadro da apetência pela aprendizagem continuada, pelo aprofundamento da consciência da condição de cidadão/ã e, portanto, pelo aprofundamento e consolidação dos mecanismos da participação democrática."
Autora: Fernanda Marques. Pode ler mais aqui.
1 comentário:
Comentário C.N.O
Em minha opinião este C.N.O e todos os profissionais envolvidos, estão a desenvolver um trabalho que considero de máxima importância.
Este programa “RVCC” ao permitir uma nova valorização académica, implicam desenvolvimento a nível pessoal e profissional, numa sociedade em constante evolução, para fazer face aos desafios futuros.
Luís Silvestre
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