segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Novo ciclo

E as ondas do mar não cessam o movimento. Podem abrandar num ponto, vazando a maré; mas, ao mesmo tempo, do outro lado, a turbulência manifesta-se e a água galga passeios e estradas sem qualquer pedido de autorização.
"Banco de areia", Pedrógão, 2010
O movimento é permanente e os ventos fustigam as velas que (quantas vezes?!) carecem de reparação. O enrodilhado das nuvens que se transformam em tempestades marítimas confundem os instrumentos que deixam de estar devidamente calibrados e trocam os pontos cardeais.
Quando passam as rajadas de vento, as chuvas fortes (dilúvio, por vezes!) e as nuvens medonhas resta um céu mais límpido e um extenso manto de água que, ao fundo, se dilui onde começa a linha celeste transmitindo – mesmo que temporariamente – uma sensação de paz e leveza. Apenas o tempo necessário para apetrechar o organismo e a mente com mais defesas capazes de fazer face a outra situação inquietante. A resiliência é imperiosa perante condições atmosféricas adversas.
E o barco continua a sua trajetória, auxiliado, quando se aproxima da zona costeira, pela luz dos faróis que, das suas quatro dezenas de metros de altura, com o seu alcance de cerca de 30 milhas náuticas e um foco luminoso com potência de 1000 W, lançam o seu alerta: “aqui há terra!”.
Lâmpadas do Farol do Penedo da Saudade, 2012
E, em terra, nem sempre as redes trazem o produto esperado. Ou porque a agitação das águas não permitiu, ou porque as espécies conseguiram desviar-se a tempo dos fios ao avistarem, ao longe, as boias, ou porque… mas nem assim os pescadores da vida desistem e, com mestria, paciência e sapiência, persistem!
São Pedro de Moel, 2010

Sou um destes pescadores, apesar de ter visto atracar o barco em que seguia desde 2008. Compete-me agora reunir munições para, assim que possível, voltar a viajar em alto mar.
 
 
 

Sem comentários: