Enquanto em Portugal, se verifica uma retração da oferta da Educação e Formação de Adultos, num movimento estigmatizador para todos os agentes envolvidos (aprendentes, técnicos e formadores), a Comissão Europeia reitera incentivos e faz recomendações para os decisores políticos, favoráveis à Aprendizagem ao Longo da Vida.
A educação e a formação dos adultos constituem um aspeto crucial das politicas de educação comunitárias e revelam-se essenciais para a competitividade e empregabilidade, a inclusão social, a cidadania ativa e o desenvolvimento pessoal na Europa. O desafio consiste em oferecer oportunidades a todos, em particular aos grupos mais desfavorecidos quanto à educação e formação. (fonte: aqui)
A Comissão definiu uma Resolução do Conselho sobre uma agenda renovada no domínio da educação de adultos na qual pode ser consultado o ANEXO, para o período de 2012 a 2014, com os seguintes domínios prioritários elencados:
- Fazer da aprendizagem ao longo da vida e da mobilidade uma realidade
- Melhorar a qualidade e a eficácia do ensino e da formação
- Promover a igualdade, a coesão social e a cidadania activa através da educação de adultos
- Fomentar a criatividade e a capacidade de inovação dos adultos e dos respectivos ambientes de aprendizagem
- Melhorar a base de conhecimentos sobre a educação de adultos e a monitorização deste sector
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