domingo, 18 de dezembro de 2011

Psicologia da Formação Profissional e da Educação de Adultos: Passos Passados, Presentes e Futuros


Luís Imaginário e José Manuel Castro, para além de docentes e analistas das questões tratadas neste livro, têm sido, ao longo dos anos, atores de outras formas de intervenção no terreno de ação sobre o qual se debruçam na obra, o que constitui uma garantia de interação entre teoria e prática nas posições que aqui assumem. Assim, os autores desta coletânea de textos recentemente publicada justificam esta publicação por duas razões principais:
  1. a atualidade das suas problemáticas (que decorre, por um lado, do histórico estado de carência da educação e formação de adultos em Portugal e, por outro lado, da persistente retórica sobre a “precária qualificação dos recursos humanos”);
  2. a dispersão de tais textos.
A perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e nos vários contextos de existência que serve de horizonte global de análise das questões relativas à formação profissional e à educação de adultos confere uma grande atualidade a este livro. Por isso, a sua leitura e estudo podem constituir uma inspiração relevante para todos os profissionais da área da formação profissional e da educação de adultos, bem como para os decisores políticos com responsabilidades mais diretas neste mesmo domínio.

Fonte: Revista Direito de Aprender


Sem comentários: