segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Valor Acrescentado na Educação e Formação de Adultos


"Calcular o valor acrescentado de uma escola significa tentar perceber que valor a escola acrescenta, através do seu trabalho, ao nível inicial de conhecimentos dos alunos que recebeu. Ou seja, importa perceber se uma escola apresenta alunos com bons resultados finais, devido ao facto de os seus alunos serem no geral bons alunos e, como tal, terem bons resultados independentemente dos esforços da escola ou, pelo contrário, devido ao facto de a escola ter desenvolvido práticas de ensino/aprendizagem, eventualmente em alunos com resultados à entrada mais débeis, que lhes permitiram obter bons resultados." Mais aqui

No Processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências, somos algumas vezes confrontados com a crítica de vozes dissonantes que teimam em enfatizar que os adultos não vão aprender nada com a passagem pelo processo. Seria certamente interessante podermos, daqui por alguns anos, estar em condições de averiguar se, de facto, não há VALOR ACRESCENTADO no percurso do Adulto quando se dirige a um Centro Novas Oportunidades ou se, pelo contrário, a intervenção da Equipa Técnico-Pedagógica fez toda a diferença. Munido de um Plano de Desenvolvimento Pessoal, o adulto é lançado na aventura da Aprendizagem ao Longo da Vida. Deveríamos ter a capacidade de acompanhar o seu progresso ao longo do tempo.

No que respeita às escolas, a atenção dos investigadores está cada vez mais centrada nos professores, designadamente no papel que cada professor tem na melhoria dos resultados escolares de cada aluno, pelo que importa esclarecer "em que medida é o bom professor que faz o bom aluno ou é o bom aluno que faz o bom professor".

Mas como é que se pode avaliar as escolas e os professores tendo em conta o progresso dos alunos ao longo do tempo? Como é que se pode avaliar o valor académico que cada escola e cada professor acrescenta ao desempenho de cada aluno? Em que medida é que a avaliação do valor acrescentado no desempenho académico de cada aluno pode contribuir para a melhoria generalizada das actividades das escolas, ensino dos professores, e aprendizagem dos alunos?

No passado dia 6 de Janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, aconteceu o Encontro FLE (Fórum para a Liberdade de Educação), subordinado ao tema: AVALIAÇÃO E EQUIDADE, Como Medir o Valor Acrescentado de Escolas e Professores?

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