A arte estimula a criatividade, abrindo outras perspectivas, nomeadamente, aos que dificilmente caminham com palavras, vírgulas e pontos ou números.
Hoje, aprende-se de muitas formas diferentes, tanto que se fala em inteligências múltiplas(visuais, auditivas, tacteis, emocionais, ambientais, artísticas, etc.)
É cada vez mais difícil distinguir a linha ténue que separa a Arte da Realidade, porque a subjectividade e a emoção na informação, subjacente às escolhas estilísticas de quem selecciona o que nos quer transmitir, transforma cada comunicação no objecto da sua própria arte, do seu próprio estílo, no seu expressing style.
Por outro lado, as nossas pesquisas e escolhas,as nossas redes de aprendizagem, as nossas benchmarks ou referências (para não termos que reinventar a roda), as técnicas e recursos utilizados vão estabelecendo o nosso learning style.
Nas escolas tradicionais, o livro, o quadro negro e o professor eram os principais transmissores do conhecimento. Este método ainda continua a ser o mais utilizado, na formação de adultos(O quadro mudou de cor, agora é branco). Note-se que pode ser óptimo para aqueles cuja apetência para aprender se sacia com uma postura passiva e receptiva, recorrendo à visão, à audição e à escrita como ferramentas de memória. Mas então e aqueles que traduzem o mundo de outra forma? Os que se concentram melhor em ambientes informais, sozinhos ou em grupo e cuja apetência para a aprendizagem depende de factores tão diversos como estratégias de processamento sequencial ou simultâneo, modalidades sensoriais, necessidades de ordem física (mobilidade, imobilidade, comer ou jejuar) ou da sua necessidade em interpretar o mundo com outra linguagem, pintar, dançar, esculpir ou cantar?
E de que aprendizagem falamos nós afinal? Contar mais? escrever mais? mais do mesmo? Que tipo de formadores somos nós? Na Educação e Formação de Adultos, por exemplo, temos em conta os princípios de Andragogia, centrados no processo de aprendizagem e na abordagem da pessoa? Ou aplicamos as técnicas que aplicaram connosco [porque se trata do último modelo que tivemos]? É que não basta compreender uma mudança de paradigma: é também preciso integrar os conceitos e depois aplicá-los, de facto, em acção. A nossa função não consiste apenas em formar gente que repita informação sem pensar, mas sim fomentar o pensamento multifocal, multiangular e criativo.
O que ensinamos hoje continua a tranquilizar os nossos dogmas, alheia-nos do desassossego virtual do presente e criopreserva-nos em sarcófagos anacrónicos, candidatos à desintegração quando ficarem em contacto com os ambientes digitais do futuro, esses, já virados para o creative learning.
Sir Ken Robinson, ilustre investigador britânico, armado cavaleiro pelas suas ideias sobre criatividade, educação e arte, considerado pela Time Magazine, Fortune e CNN como uma das Principal Voices no assunto, diz-nos que as escolas matam a criatividade e que é necessária uma revolução do Ensino. A maior parte das pessoas que saem das escolas não sabe que competências latentes pode desenvolver, porque a educação está estandardizada. Sir Ken Robinson propõe que se criem condições para deixar florescer talentos naturais, permitindo que se desenvolva uma cultura de felicidade, em torno do que se faz com paixão, com gosto: personalized learning.
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