- visitas comentadas;
- círculos de debate;
- cursos e/ou workshops;
- conferências;
- ciclos de cinema, teatro e/ou música;
- visitas de estudo.
A obra será sempre o ponto de partida para alargar conhecimentos sobre um artista, um período ou uma sociedade. Susceptível de ser aplicado em variadíssimos museus, este projecto pretende diversificar e aumentar o número de visitantes nunca deixando de ter em conta as suas necessidades individuais. No fundo, procura-se tornar o museu num ponto de encontro entre os membros de uma comunidade, fomentando relações de proximidade entre estes e a instituição. Será uma oportunidade para:
- criar laços sociais;
- desenvolver a integração de minorias étnicas;
- estimular o interesse pelos espaços museológicos.
Todas as actividades sugeridas não são, por si só, algo de inédito nos museus portugueses. No entanto, este projecto pretende agrupá-las de modo a gerar um programa educativo integrado onde cada actividade vise as necessidades específicas de um determinado público.
Por esta razão, e se desejarmos que existam motivos para que o museu se torne num espaço de frequência assídua pelos visitantes adultos, a adaptação das suas estratégias de comunicação revela-se imprescindível.
Este projecto é, portanto, apenas uma tentativa para aproximar o museu da comunidade para que este passe a ser um ponto de muitos reencontros entre os seus vários membros.
Sem comentários:
Enviar um comentário