Como educadores de adultos, devemos constantemente interrogar-nos sobre a nossa prática, no sentido de a podermos melhorar e de irmos, cada vez mais, ao encontro dos interesses e das necessidades das pessoas que orientamos e/ou acompanhamos, nos mais variados percursos de aprendizagem. Estas questões podem ser uma ajuda para nos fazer reflectir sobre a nossa acção, tal como sugerimos aos adultos que o façam...
«Use a listagem seguinte dos princípios de aprendizagem de adultos para apreciar se está a aplicá-los quando organiza sessões de formação:
EU...
- Centro-me em problema do "mundo real"?
- Enfatizo aquilo que pode ser aplicado?
- Referencio as actividades de grupo aos seus objectivos?
- Articulo os materiais com as experiências passadas deles?
- Incentivo o debate e o intercâmbio de ideias?
- Escuto e respeito as opiniões dos membros do grupo?
- Incentivo os participantes a partilhar recursos comigo e com os outros?
- Trato cada qual como adulto?»
Lois B. Hart, in "Métodos de Formação que Funcionam"
Sem comentários:
Enviar um comentário