“Grande parte dos discursos (...) apontam para que se dê importância à aprendizagem, e não apenas ao ensino, e para que se criem condições que permitam o desenvolvimento de competências durante a formação” (Bernardes & Miranda, 2003, p. 11). Uma vez que as competências se reportam à própria pessoa, bem como às suas habilidades, saberes tácitos e capacidade para desenvolver a inteligência no agir, coloca-se um problema: “como criar situações que acentuem a sua tónica na pessoa” (ibidem)?
O portefólio é um dos instrumentos que permite responder a esta questão, pois:
O portefólio é um dos instrumentos que permite responder a esta questão, pois:
- permite identificar a progressão e construção (com uma intenção específica) da pessoa;
- estimula o pensamento reflexivo;
- preocupa-se com todo o tipo de aprendizagens decorridas ao longo do percurso e não apenas com aquelas que se prendem com objectivos propostos;
- procura evidenciar o percurso de aquisição de competências;
- espelha reflexões a partir do estabelecimento de objectivos, desafios e estratégias;
- testemunha a importância que o saber representa em diferentes fases do percurso de vida.
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