sábado, 17 de outubro de 2009

Portefólio como instrumento de reflexão - vale a pena relembrar

“Grande parte dos discursos (...) apontam para que se dê importância à aprendizagem, e não apenas ao ensino, e para que se criem condições que permitam o desenvolvimento de competências durante a formação” (Bernardes & Miranda, 2003, p. 11). Uma vez que as competências se reportam à própria pessoa, bem como às suas habilidades, saberes tácitos e capacidade para desenvolver a inteligência no agir, coloca-se um problema: “como criar situações que acentuem a sua tónica na pessoa” (ibidem)?

O portefólio é um dos instrumentos que permite responder a esta questão, pois:
  • permite identificar a progressão e construção (com uma intenção específica) da pessoa;
  • estimula o pensamento reflexivo;
  • preocupa-se com todo o tipo de aprendizagens decorridas ao longo do percurso e não apenas com aquelas que se prendem com objectivos propostos;
  • procura evidenciar o percurso de aquisição de competências;
  • espelha reflexões a partir do estabelecimento de objectivos, desafios e estratégias;
  • testemunha a importância que o saber representa em diferentes fases do percurso de vida.

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