Ainda sobre o modelo de auto-avaliação dos Centros Novas Oportunidades, para ajuda às equipas, aqui fica um modelo, associado aos sistemas de qualidade, que pode ajudar na reflexão sobre as metodologias/procedimentos a implementar.
«Tradicionalmente as organizações preocupavam-se em satisfazer as necessidades e exigências dos utilizadores dos seus produtos e serviços, pelo que a qualidade era centrada apenas nas suas especificações técnicas. Actualmente, aceita-se que a qualidade deve ser também uma característica dos sistemas organizacionais envolvidos na concepção e realização dos produtos e serviços. O sistema de qualidade (Conjunto da estrutura organizacional, das responsabilidades, dos procedimentos, dos processos e dos recursos para implementar a gestão da qualidade, responsável pela gestão da qualidade na procura dessa característica, envolve fortemente o sistema de informação da organização. (...)
Aspectos que influenciam a qualidade, onde se pode salientar:
• Disponibilidade de informação.
• Adequação dos outros recursos (não informacionais).
• Qualidade dos procedimentos de planeamento.
• Qualidade dos mecanismos de integração da informação no processo de planeamento.
• Eficiência na utilização de recursos.
• Qualidade dos mecanismos de implementação.»
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