Para se entender o que está a ser pedido aos Centros Novas Oportunidades para a implementação na sua auto-avaliação, fica uma breve apresentação do que é o modelo CAF «Common Assessment Framework».
«O modelo CAF é representado por uma estrutura de nove critérios de avaliação distintos, que identificam os aspectos a ter em conta numa qualquer análise organizacional. Cada um destes critérios fornece uma lista de itens de avaliação específicos, que identificam as questões mais importantes a considerar quando se avalia uma organização com base nesse critério.
Como mostra a figura, o modelo CAF de auto-avaliação identifica um conjunto de nove critérios que constituem os principais aspectos a considerar em qualquer análise organizacional. Cada um dos nove critérios contempla uma lista de sub-critérios. Neste texto vamos restringir-nos aos nove critérios principais e a uma breve definição dos mesmos.
1. Liderança. Neste critério procura-se identificar a forma como os líderes e gestores desenvolvem e facilitam a concretização da missão e da visão de uma organização do sector público; a forma como desenvolvem os valores necessários para o sucesso a longo prazo e os implementam através de acções e comportamentos apropriados; e a forma como se envolvem pessoalmente para garantir que é desenvolvido e implementado o sistema de gestão da organização.
2. Planeamento e estratégia. Avalia a forma como a organização implementa a sua missão e visão através de uma estratégia clara orientada para os stakeholders (grupos de interesse), apoiada em políticas, planos, objectivos, alvos e processos relevantes.
3. Gestão de recursos humanos. Este terceiro critério avalia a forma como a organização gere, desenvolve e liberta o conhecimento e o potencial das suas pessoas a nível individual, das equipas e da organização como um todo; bem como a forma como planeia essas actividades de modo a apoiar a sua política, estratégia e a actividade eficiente dos recursos humanos.
4. Parcerias e recursos. O quarto critério identifica a forma como a organização planeia e gere as suas parcerias e os recursos internos para apoiar a sua política e estratégia, bem como a actividade eficiente dos seus processos.
5. Gestão de processos e da mudança. Aborda-se aqui a forma como a organização gere, melhora e desenvolve os seus processos para inovar e apoiar a sua política e estratégia, além de satisfazer completamente e gerar cada vez mais valor para os seus clientes e outros stakeholders.
6. Resultados orientados aos cidadãos/clientes. Quais os resultados que a organização está a alcançar relativamente à satisfação dos seus clientes internos e externos?
7. Resultados das pessoas. Este critério avalia os resultados que a organização está a alcançar relativamente à satisfação das suas pessoas.
8. Resultados sociais. O que está a ser alcançado pela organização no sentido de satisfazer as necessidades e as expectativas da comunidade local, nacional e internacional? Isto inclui a percepção da abordagem da organização face à qualidade de vida, ao ambiente, e à preservação dos recursos globais, bem como as medidas internas de eficiência. Também inclui as relações da organização com as autoridades e os organismos que afectam e regulam o seu negócio.
9. Resultados chave de desempenho. Neste critério avalia-se aquilo que a organização está a alcançar relativamente ao seu mandato e aos objectivos especificados, bem como em relação à satisfação das necessidades e expectativas de todos aqueles que têm interesses financeiros ou outros na organização.»
Fonte: UE.
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