«Potencialidades de um portefólio:
• Flexibilidade (respeita diversos estilos de aprendizagem)
• Valorização pessoal (permite potencializar pontos fortes)
• Continuidade (dá acesso à evolução)
• Globalidade (atende a uma visão global)
• Carácter dialógico (trabalho próximo e negociado)
• Favorece a reflexão e a metacognição (e como tal a auto-regulação)
• Visibilidade (torna explícita a relação entre currículo prescrito,
implementado e avaliado)
Indicadores de qualidade:
• Organização e apresentação (aspectos gráficos; de escrita e organizativos)
• Representatividade das tarefas seleccionadas (coerência com as experiências de aprendizagem)
• Análise desenvolvida (adequação; fundamentação)
• Qualidade das reflexões (natureza pessoal; problematização; abrangência e profundidade)
Riscos a evitar:
• Estudo em condensado (não pode ser feito numa tarde, processo ao longo de um período de tempo amplo)
• Processo técnico e superficial (normalizar)
• Trivialização (incluir itens não adequados à reflexão)
• Exibição do nosso melhor (critério enviesado de selecção)
• Subverter a natureza (na procura de critérios objectivos)»
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