A realidade social e profissional de Portugal levou a que o conceito de qualificação ou de aprendizagem ao longo da vida fosse, para muita gente, uma realidade e prática distante. É neste contexto que os Centros Novas Oportunidades actuam. Num contexto de baixa escolaridade e baixas qualificações. É neste contexto que se implementam processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, agora, numa visão de projecto de massas. Este é um desafio para as equipas e principalmente para aqueles que se inscrevem com o objectivo de completar um percurso.
Estive presente no primeiro júri do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária
da Anadia. A primeira sessão de júri é sempre um momento de aprendizagem para as equipas. Acima de tudo é o culminar de uma primeira abordagem ao processo de RVC e um momento de potencial consolidação de práticas. Tenho a destacar o facto de, sendo um centro recente, o trabalho realizado ser de uma boa qualidade e acima de tudo estruturado no objectivo de credibilizar o processo de RVC, assim como, valorizar o trabalho, conhecimentos e competências dos adultos. Quero também destacar as apresentações realizadas pelos candidatos que se transformaram num momento de aprendizagem entre todos. Em breve farei destaque de uma dessas apresentações pelo seu conteúdo.


A todos os adultos que terminaram um percurso de qualificação nestes júris a minha palavra de profundo agradecimento pelo que aprendi nestes dias e os sinceros parabéns por esta certificação.
Sem comentários:
Enviar um comentário