«O programa Competências TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), do Plano Tecnológico da Educação, prevê certificar pelo menos 90 por cento dos professores até 2010.
O programa Competências TIC foi concebido para integrar os sistemas de formação contínua dos professores e do pessoal não docente e tem como objectivos a valorização dos recursos humanos das escolas, a difusão de práticas inovadoras no ensino e a melhoria dos resultados escolares dos alunos.
Para certificar as competências TIC de pelo menos 90 por cento dos professores, o programa estrutura-se em três níveis de formação e de certificação: o primeiro destina-se à aquisição e à certificação de competências digitais e visa a utilização instrumental das TIC e o domínio de ferramentas de escrita, de cálculo e de comunicação em formato digital; o segundo nível abrange a formação e a certificação de competências pedagógicas com TIC e tem em vista a integração destas tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem; e, por fim, o terceiro nível tem por objectivo a aquisição e a certificação de competências pedagógicas avançadas, procurando que sejam os próprios professores a criar soluções de utilização da tecnologia e de conteúdos de forma inovadora.
O estudo de implantação do programa Competências TIC resulta de um trabalho de investigação desenvolvido pelas Universidades de Lisboa, Évora e Minho, sob a coordenação de Fernando Albuquerque Costa, tendo contado com a participação activa de professores, alunos, directores de centros de formação e de centros de competência, responsáveis pela educação em empresas de referência e peritos nesta matéria.
Para o desenvolvimento do programa, o Ministério da Educação conta ainda com o apoio de grandes empresas tecnológicas com trabalho reconhecido em matéria de formação de professores, prevendo-se que o programa esteja em pleno funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2009.»
Fonte: ANQ
O programa Competências TIC foi concebido para integrar os sistemas de formação contínua dos professores e do pessoal não docente e tem como objectivos a valorização dos recursos humanos das escolas, a difusão de práticas inovadoras no ensino e a melhoria dos resultados escolares dos alunos.
Para certificar as competências TIC de pelo menos 90 por cento dos professores, o programa estrutura-se em três níveis de formação e de certificação: o primeiro destina-se à aquisição e à certificação de competências digitais e visa a utilização instrumental das TIC e o domínio de ferramentas de escrita, de cálculo e de comunicação em formato digital; o segundo nível abrange a formação e a certificação de competências pedagógicas com TIC e tem em vista a integração destas tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem; e, por fim, o terceiro nível tem por objectivo a aquisição e a certificação de competências pedagógicas avançadas, procurando que sejam os próprios professores a criar soluções de utilização da tecnologia e de conteúdos de forma inovadora.
O estudo de implantação do programa Competências TIC resulta de um trabalho de investigação desenvolvido pelas Universidades de Lisboa, Évora e Minho, sob a coordenação de Fernando Albuquerque Costa, tendo contado com a participação activa de professores, alunos, directores de centros de formação e de centros de competência, responsáveis pela educação em empresas de referência e peritos nesta matéria.
Para o desenvolvimento do programa, o Ministério da Educação conta ainda com o apoio de grandes empresas tecnológicas com trabalho reconhecido em matéria de formação de professores, prevendo-se que o programa esteja em pleno funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2009.»
Sem comentários:
Enviar um comentário