- mobilizar adequadamente diversos conhecimentos prévios
- seleccionar e integrar esses conhecimentos perante uma determinada questão ou problema.
- é o objectivo último de vários objectivos que para ela contribuem.
-é um processo construído, que, em princípio, não se perde.
Como se faz a aproximação, por competências, ao acto de ensinar?
- abordar os saberes como recursos a mobilizar;- diversificar os meios de ensino;
- adoptar uma planificação flexível das actividades lectivas;
- orientar as experiências lectivas para o problem-based e project-based learning;
- promover a articulação entre saberes ministrados no âmbito das diferentes disciplinas;
- fomentar a avaliação formativa.
Mas, afinal, em que é que se traduz, concretamente, uma competência?
- Na capacidade construída;- Na autonomia individual em relação ao uso do saber;
- No próprio saber (porque não há competências sem saberes), o conhecimento faz parte da nossa estrutura de compreender e agir (é por aí que nos tornamos competentes)
Então, sendo assim, a competência não é construída ao lado do conhecimento!
- A competência adquire-se com o conhecimento, mas implica a capacidade de mobilização inteligente para compreender e apreciar:
· Ser cientificamente competente implica ter estudado os conhecimentos implicados nas disciplinas científicas, mas de forma articulada com a análise da realidade e com as novas situações.
· Ser cientificamente competente implica ter estudado os conhecimentos implicados nas disciplinas científicas, mas de forma articulada com a análise da realidade e com as novas situações.
· Situar Beethoven no plano do conhecimento musical significa mais do que saber a biografia do compositor e o nome das suas obras, ou, até, a técnica de as reproduzir exige a incorporação de ganhos (competência) na capacidade de entender esse saber, de fruir dele e de partilhá-lo social culturalmente com outros.»
Fonte: Competências.
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