terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Os Percursos de Formação: Objectivo de Qualificação

Se pensarmos o texto e esquema apresentados em baixo, podemos pensar em cada instante como desenhar percursos de formação (EFA) ou processos de qualificação (RVC) tendo em conta o que pode ser melhor para cada um dos adultos que integram os Centros Novas Oportunidades. O exercício de "desenhar" percursos ou "gerir" a formação é um processo que envolve planificação, ponderação e adequação. Urge, cada vez mais, pensar nesses elementos como estruturantes no processo de desenvolvimento de novos conhecimento e novas competências em cada um dos adultos.

«O processo de gestão da formação parte das necessidades das organizações e dos colaboradores para responderem aos requisitos do trabalho, do negócio e do mercado, devendo-se de seguida equacionar as formas como a organização responde a essas necessidades através de acções de formação, concebendo-se um plano global de formação. Aí, planeia-se as acções em termos de conteúdos formativos, identifica-se as modalidades formativas mais adequadas, escolhe-se as formas de execução mais adequadas e orçamenta-se as acções e o plano global. Após a construção do plano, o mesmo deve ser executado, devendo ser desenvolvidos modelos e formas de acompanhamento das acções, dos formadores e dos formandos; deve ainda avaliar-se os resultados das acções e dos planos em diferentes momentos temporais."
Fonte: Concepção e Gestão da Formação




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