sábado, 13 de dezembro de 2008

Aprendizagem e Competências...

Será que é incompatível falar-se de aprendizagens e competências num contexto/processo de RVC?
«Os resultados do estudo realizado permitem dizer que o desenvolvimento de uma competência específica não é um mero produto de processos e formas de aprendizagem particulares. Tal qual o processo de aprendizagem, o de desenvolvimento de competências é dinâmico e complexo e, ambos estão totalmente inter-relacionados. A complexidade da combinação de diferentes ambientes e formas de aprendizagem, contexto e possibilidades permitem em maior ou menor grau o desenvolvimento de competências ao indivíduo. Tentar uma separação para compreendê-los isolada e separadamente seria, no mínimo, imprudente.
O contexto é uma complexa trama de referências (intercâmbio de informações, ideias, entre outros) que, em longo prazo, pode auxiliar a configurar o saber dos indivíduos e, em igual tempo, determinar uma arquitectura social para este saber. Compreendido deste modo, o contexto onde ocorre a aprendizagem pode ou não criar equilíbrio dinâmico entre o saber/teoria e saber-fazer/prática. É através desta estreita interdependência ou co-produção de conhecimento teórico-prático que as competências podem ser desenvolvidas. Aprender significa desenvolver competências por envolvimento num processo contínuo de aprendizagem. Como tal, a aprendizagem não é apenas reprodução, mas também reformulação e renovação do conhecimento e das competências.»


Fonte: Aqui.

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