«Como é garantida a credibilidade do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências?
O sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências assenta em princípios metodológicos estabilizados desde há quase uma década. Neste momento com todas as transformações e evoluções que tem incorporado, como por exemplo, o desenvolvimento de processos de RVCC de nível secundário ou de competências profissionais, é um sistema ainda mais robusto, garantindo as margens de inovação necessárias a uma modalidade de educação-formação com fortíssima relação com as aprendizagens não-formais e informais. Neste sentido, o que se tem vindo a fazer é a montagem de sistemas de controlo, avaliação e monitorização diversos e complementares. Há um sistema de acompanhamento e monitorização por parte da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (entidade com a atribuição de gerir e coordenar a rede de Centros Novas Oportunidades e o sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências, com dupla tutela dos Ministérios do Trabalho e Solidariedade Social e da Educação) que sistematicamente acompanha e avalia, em conjunto com as estruturas regionais do Ministério da Educação e do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. o funcionamento e os resultados atingidos pelos Centros Novas Oportunidades. Existe, em simultâneo, uma equipa da Universidade Católica Portuguesa coordenada pelo Professor Roberto Carneiro encarregue de desenvolver o sistema de avaliação externa da Iniciativa Novas Oportunidades. Há também um conjunto de procedimentos de rotina suportados em dados de monitorização que permitem a intervenção sempre que necessário em casos particulares. É talvez um dos sistemas de educação-formação mais controlados no nosso país.»
Fonte: Maria do Carmos Gomes à Revista Perspectiva.
Fonte: Maria do Carmos Gomes à Revista Perspectiva.
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