«Actualmente, a aprendizagem experiencial é provavelmente um dos conceitos mais significativos em educação e formação de adultos e, simultaneamente, um dos mais problemáticos. A sua importância advém das suas potencialidades em se constituir como um processo de construção do conhecimento. O termo é frequentemente utilizado tanto para referir o processo de construção de significados que é deduzido das experiências de vida que são tratadas nas aprendizagens formais, como o que é realizado através do acesso a conhecimentos teóricos que as mesmas situações de formação proporcionam.
Quando é trazido para o campo de acção do formador, o conceito de aprendizagem experiencial tem sido utilizado para designar tudo: desde as actividades realizadas no espaço de formação e que implicam acção, passando pelas tarefas que utilizam processos de reflexão, como, ainda, as situações que, organizadas a partir de processos formativos, apropriam experiências retiradas do contexto comunitário e possuem uma dimensão de intervenção nessa mesma comunidade. Ou seja, o conceito de aprendizagem experiencial engloba todos os procedimentos formativos que, de alguma forma, solicitem o mundo experiencial do formando.»
Fonte: Educação de adultos : vida no currículo e currículo na vida. – (Perpectivas e reflexões ; 1)
Fonte: Educação de adultos : vida no currículo e currículo na vida. – (Perpectivas e reflexões ; 1)
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