«Aprender não é só adquirir conhecimento através do recebimento de informação. Também não é a mesma coisa que resolver problemas; isto envolve tomada de decisões sobre o ponto em que se está e o estado a que se deseja chegar. Tampouco é pura adaptação, pois isto implica reagir em resposta a um contexto não necessariamente de êxito crescente.
Só se pode falar de aprendizagem quando o comportamento aumenta a eficiência com a qual processa a informação, de tal maneira que alcance os estados desejados, evite erros, ou controle uma parte do meio externo.
É possível aprender com tentativa e erro. Este processo exige a retroalimentação acerca dos erros cometidos. É um processo preventivo para que o comportamento sem êxito não se repita. Os erros acabam contribuindo para o aumento do êxito.
Aprender, então, é um processo de êxito crescente num meio determinado. Ou seja, é um processo em andamento que só se encerra quando a pessoa “sabe”. Quando você sabe, já aprendeu. Se está aprendendo, está construindo seu saber. Como uma pessoa nunca sabe tudo que precisa saber para viver, a aprendizagem é permanente: é o próprio processo de viver. A organização também necessita manter-se sempre no processo; sua aprendizagem nunca é “encerrada”, em face da permanente mudança das condições no ambiente em que ela opera.»
Fonte: Educação UCTexto e esquema em Português do Brasil.
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