Muitas vezes, digo em brincadeira que os adultos vêem a sessão de júri final do processo desta forma...
Será que precisamos de muitos mais anos para alterar a nossa visão do que é "saber"? Do que é hoje a aprendizagem? Ou será que o modelo que muitos anseiam é o regresso da exigência e a conquista da aprendizagem valorizada pela dificuldade no acesso à mesma... talvez um meio termo... entre o esforço, o saber e a mobilização permanente de aprendizagens que o mundo actual exige será o melhor caminho...
Há distinções claras que devem começar a ser utilizadas:
«Conhecimentos», o resultado da assimilação de informação através do processo de aprendizagem. Os conhecimentos constituem o acervo de factos, princípios, teorias e práticas relacionado com uma área de estudo ou de trabalho. No âmbito do quadro europeu de qualificações, descrevem-se os conhecimentos como teóricos e/ou factuais;
«Aptidões», a capacidade de aplicar os conhecimentos e utilizar os recursos adquiridos para concluir tarefas e solucionar problemas. No âmbito do quadro europeu de qualificações, descrevem-se as aptidões como cognitivas (incluindo a utilização de pensamento lógico, intuitivo e criativo) e práticas (implicando destreza manual e o recurso a métodos, materiais, ferramentas e instrumentos);
«Competência», a capacidade comprovada de utilizar o conhecimento, as aptidões e as competências pessoais, sociais e/ou metodológicas, em situações profissionais ou em contextos de estudo e para efeitos de desenvolvimento profissional e/ou pessoal. No âmbito do quadro europeu de qualificações, descreve-se a competência em termos de responsabilidade e autonomia.
Será que precisamos de muitos mais anos para alterar a nossa visão do que é "saber"? Do que é hoje a aprendizagem? Ou será que o modelo que muitos anseiam é o regresso da exigência e a conquista da aprendizagem valorizada pela dificuldade no acesso à mesma... talvez um meio termo... entre o esforço, o saber e a mobilização permanente de aprendizagens que o mundo actual exige será o melhor caminho...
Há distinções claras que devem começar a ser utilizadas:
«Conhecimentos», o resultado da assimilação de informação através do processo de aprendizagem. Os conhecimentos constituem o acervo de factos, princípios, teorias e práticas relacionado com uma área de estudo ou de trabalho. No âmbito do quadro europeu de qualificações, descrevem-se os conhecimentos como teóricos e/ou factuais;
«Aptidões», a capacidade de aplicar os conhecimentos e utilizar os recursos adquiridos para concluir tarefas e solucionar problemas. No âmbito do quadro europeu de qualificações, descrevem-se as aptidões como cognitivas (incluindo a utilização de pensamento lógico, intuitivo e criativo) e práticas (implicando destreza manual e o recurso a métodos, materiais, ferramentas e instrumentos);
«Competência», a capacidade comprovada de utilizar o conhecimento, as aptidões e as competências pessoais, sociais e/ou metodológicas, em situações profissionais ou em contextos de estudo e para efeitos de desenvolvimento profissional e/ou pessoal. No âmbito do quadro europeu de qualificações, descreve-se a competência em termos de responsabilidade e autonomia.
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