segunda-feira, 11 de junho de 2007

Notícia - Os 250.000 inscritos...

«O Programa Novas Oportunidades tem já 250.774 inscritos, segundo dados do Governo, apresentados esta quarta-feira em conferência de imprensa conjunta dos Ministérios do Trabalho e Solidariedade Social e da Educação.
Este número representa 7,5 por cento da população activa portuguesa que não tem completo o ensino secundário.
A meta do Governo, no médio prazo, é atingir um milhão de inscritos em 2010.
«O balanço é, para já, bastante positivo», reconheceu o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, acrescentando que, no entanto, «esta iniciativa depende da adesão das instituições públicas e privadas e dos portugueses e das portuguesas».
Já para a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, «o Ministério do Trabalho enfrenta um enorme obstáculo: o abandono e o défice escolar que, no caso dos adultos, tem a ver com uma perspectiva histórica e, no caso dos mais jovens, com o número significativo de 500 mil com menos de 24 anos que não concluíram o ensino básico nos últimos dez anos».
De acordo com o Governo, o programa Novas Oportunidades já levou à criação de 500 novos cursos profissionais que absorveram 15 mil jovens e a novos cursos de ensino básico para outros 10 mil.
Já para os adultos, a ministra da Educação refere que os resultados «são bastante animadores»: além de 170 centros de avaliação de competências, o programa tem apostado na orientação da formação profissional para ofertas de dupla certificação e na criação de referenciais de competências aprovadas.
O Programa Novas Oportunidades celebrou, entretanto, 477 protocolos com empresas e outras entidades, abrangendo mais de 100 mil activos empregados. O Grupo Amorim, a Unicer, a PSP, a GNR e as Câmaras Municipais são algumas das entidades aderentes.»
Fonte: Agência Financeira

Sem comentários: