segunda-feira, 7 de maio de 2007

Formação por Competências

O conceito de competência tem evoluído ao longo dos anos, tendo entretanto assumido uma formulação consensual nos países que implementaram a nova abordagem da formação por competências.
No Canadá o CEFES, Centro de Estudos e de Formação do Ensino Superior da Universidade de Montreal, utiliza a abordagem da formação por competências, na qual uma competência é um saber-agir complexo, adaptado a uma situação específica (profissional, escolar, pessoas, cívica, social, familiar, etc.), resultante da integração, da mobilização e da combinação estratégica e eficaz de recursos: saberes (conhecimentos), saber-fazer (habilidades) e saber-ser (atitudes).

Na Austrália, o NCVER, National Centre for Vocational Education Research, implementou a formação por competências, no final da década de 80, como uma medida política para aumentar os níveis de desempenho dos trabalhadores australianos e tornar a indústria mais competitiva.
No Brasil, o SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, iniciou, em 1999, o projecto-piloto Competências com o objectivo de mudar toda a oferta formativa da lógica dos conteúdos para a lógica das competências, nos 27 Departamentos Regionais.
In: Blog da Formação.

Sem comentários: