Educação e Formação de Adultos

Este espaço destina-se a um lugar de troca de informação, recursos e debate para os profissionais da Educação e Formação de Adultos.

terça-feira, 6 de março de 2007

Documentos - Fonte: Site Novas Oportunidades.

Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Básico (versão de Abril de 2002)
Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Básico - Áreas de competência-chave reformuladas - Tecnologias da Informação e da Comunicação
Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Básico - Áreas de competência-chave reformuladas - Matemática para a Vida
Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Básico - Áreas de competência-chave reformuladas - Linguagem e Comunicação
Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Básico - Áreas de competência-chave reformuladas - Linguagem e Comunicação - Língua Estrangeira (Inglês)
Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário
Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário: Guia de Operacionalização
Iniciativa Novas Oportunidades
Escrito por JL No dia: 3/06/2007

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14.º Congresso, Rosário | 2016

Dia Internacional de Histórias de Vida

Dia Internacional de Histórias de Vida
Cada pessoa, uma vida. Cada vida, uma História!

Que opções existem para quem quer continuar os estudos ou investir no seu percurso formativo?

As listas que se seguem servem de instrumento, quer para adultos, quer para os profissionais poderem dar, com exatidão, um conjunto válido de apoios no que diz respeito à forma de:
a) completar o 9.º ou 12.º anos;
b) investir no trajeto formativo;
c) aceder ao ensino superior.

1.ª Hipótese: Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)

O Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) tem em vista a melhoria dos níveis de certificação escolar dos adultos maiores de 18 anos de idade que não possuam o nível básico ou secundário de escolaridade, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.
Esta via destina-se principalmente a quem já tem experiência profissional e/ou académica.

Consultar mais informação em:
Portal das Qualificações

2.ª Hipótese: RVCC PRO

O RVCC PRO é um processo que permite reconhecer, validar e certificar as competências que os adultos adquirem pela experiência de trabalho e de vida, através da atribuição de um Certificado de Formação Profissional.
Destina-se a ativos empregados e desempregados, com mais de 18 anos, que não possuem qualificação na sua área profissional.

Consultar mais informação em:
Portal das Qualificações

3.ª Hipótese: Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que possuam baixos níveis de escolaridade e de qualificação profissional. Estes cursos desenvolvem-se através de percursos de:
a) certificação escolar
b) dupla certificação
(certificação escolar e profissional).

Os Cursos EFA poderão ser indicados no caso de:
a) ter idade igual ou superior a 18 anos (a título excepcional, poderá ser aprovada a frequência num determinado curso EFA a formandos com idade inferior a 18 anos, desde que estejam inseridos no mercado de trabalho ou que venham a fazer 18 anos até três meses após o início da formação);
b) pretender completar o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano de escolaridade;
c) desejar obter uma qualificação profissional de nível 1, 2, 3 ou 4.

Saber mais:
ANQEP

4.ª Hipótese: Vias Alternativas de Conclusão do Ensino Secundário

As Vias Alternativas de Conclusão do Secundário são respostas criadas para adultos com idade igual ou superior a 18 anos e que frequentaram, sem concluir, percursos formativos de nível secundário de educação, desenvolvidos ao abrigo de planos de estudo já extintos ou em processo de extinção.

Para mais informações sobre esta oferta, procure um Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional.

5.ª Hipótese: Cursos de Especialização Tecnológica

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) visam responder às necessidades do tecido socioeconómico, ao nível de quadros intermédios especializados e competentes, capazes de se adaptar às exigências de um mercado de trabalho em acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, apresentando-se, simultaneamente, como uma alternativa para a melhoria da qualificação dos jovens e requalificação profissional dos activos.

Os CET podem ser indicados para si se:
a) for titular de um curso do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) for titular de uma qualificação profissional de nível 3;
c) tiver obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tiver estado inscrito no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente sem o concluir;
d) for titular de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior e pretender uma requalificação profissional. Poderá ainda candidatar-se à frequência de um CET num estabelecimento de ensino superior se tiver idade igual ou superior a 23 anos e pretender ver reconhecidas, para ingresso no CET que escolheu, nesse estabelecimento, as suas capacidades e competências, tendo por base a experiência adquirida.

Saber mais: CET

6.ª Hipótese (Formações Modulares Certificadas)

As formações modulares são capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações constantes do Catálogo Nacional de Qualificações e permitem a criação de percursos flexíveis de duração variada, caracterizados pela adptação a diferentes modalidades de formação, públicos-alvo, metodologias, contextos formativos e formas de validação.

As UFCD são indicadas, se:
a) tem idade igual ou superior a 18 anos;
b) pretende desenvolver ou aperfeiçoar competências em áreas específicas, independentemente das habilitações escolares ou profissionais que possui.

Saber mais:
CNQ

7.ª Hipótese (Ensino Superior): Processo +23 anos!

O Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, que aprova as condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, contempla os candidatos ao ensino superior, maiores de 23 anos, conforme se verifica no texto do artigo 8.º, não havendo incompatibilidades com as habilitações académicas de que são titulares.

Para saber mais: + 23 anos

8.ª Hipótese (Cheque-Formação)

A medida Cheque-Formação, criada pela Portaria n.º 229/2015, de 3 de agosto, constitui uma modalidade de financiamento direto da formação a atribuir aos utentes inscritos na rede de Centros de Emprego e de Centros de Emprego e Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Tem como objetivo principal o incentivo à formação profissional, constituindo-se como um instrumento potenciador da criação e da manutenção do emprego e do reforço da qualificação e da empregabilidade.

Consultar mais informação em: IEFP

9.ª Hipótese (Vida Ativa)

Os Cursos no âmbito da Medida Vida Ativa permitem potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados, através de uma rápida integração em ações de formação de curta duração.

Consultar mais informações em: IEFP


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