segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Um projecto a nascer...

Na sessão pública de apresentação do livro "Um Milhão de Oportunidades", o Dr. Luís Capucha, presidente da Agência Nacional para a Qualificação, lançou um desafio aos adultos presentes: a criação de uma Associação para que o espírito da aprendizagem ao longo da vida se prolongasse para além do processo que haviam frequentado. José Augusto Oliveira, um dos presentes, agarrou o desafio e tem vindo a encetar esforços no sentido de conseguir avançar com a sua concretização. No entanto, são precisos mais colaboradores e apoios, por isso pedimos-lhe que divulgasse neste espaço essa iniciativa, que esperamos venha a ganhar forma e possa no futuro contribuir para a promoção da educação de adultos em Portugal.

"Um dos objectivos principais da Associação Nacional dos Antigos Alunos da Iniciativa Novas Oportunidadedes é divulgar e promover a afirmação dos direitos dos adultos à educação e à aprendizaagem ao longo da vida.
A Iniciativa Novas Oportunidades, ao longo destes anos, entre outros méritos, tem conseguido desenvolver na população activa portuguesa uma nova postura, levando-a à procura de mais e melhores qualificações escolares, e para a qual pretendemos dar o nosso contributo para a sua prossecução.
Dar seguimento a estes anseios, mesmo depois de os adultos obterem a Certificação de Nível Secundário, é outro dos motes pelo qual nos queremos guiar, seja através de cursos técnicos de Nível IV, Licenciaturas, Estágios, etc..
Para tal, é indispensável e é nosso propósito envolver os diversos organismos públicos e privados inseridos no âmbito das políticas da educação, autarquias e empresas, tornando-os parceiros privilegiados para que, juntos, possamos consolidar o campo da educação de adultos em Portugal.
Para a concretização objectiva da criação da associação acima indicada, é necessário constituir um grupo de pessoas que se mostre disponível para abraçar esta tarefa e, numa fase posterior, solicitar às várias entidades-parceiros envolvidos, os necessários apoios institucionais e financeiros para arrancar com os nossos projectos e iniciativas. Daí ser muito importante a divulgação deste propósito por todos os meios possíveis e que desde já agradeço.
Eu darei o meu contributo, sempre que me for possível para tal fim.
Podem contactar-me para o email: jalooliveira@gmail.com ou Telm. 917426357."

José Augusto L. Oliveira

Sem comentários: