sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Um exemplo de Rede CNO

Tive hoje a oportunidade de estar presente no Encontro de Centros Novas Oportunidades da Rede CNO - Centro, organizado pelo NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda. Esta Rede inclui os CNO das Associações Empresariais do Centro e foi formalizada através de um protocolo assinado entre todos. Um dos objectivos passa, precisamente, pela reunião frequente entre todos, no sentido de partilhar práticas, ideias, dúvidas e constrangimentos. Foi o que hoje aconteceu, à volta de uma mesa, de uma forma informal e aberta, o que favoreceu, claramente, o debate e a troca de experiências. Com a presença da Dr.ª Manuela Freire, da Agência Nacional para a Qualificação, o Encontro teve como temas principais as Comissões Técnicas e as Certificações Parciais.
Deixo algumas das conclusões a que chegámos, e que penso que incluem dúvidas, constrangimentos e necessidades comuns a todas as equipas:

- É necessário um maior investimento por parte das equipas nas certificações parciais, sobretudo de Nível Secundário, que são, ainda, insuficientes face ao número de certificações totais.

- A comunicação/ articulação entre equipas RVC e equipas EFA nas situações de encaminhamento e posicionamento dos adultos é fundamental. Há, ainda, grandes dificuldades que urge soluccionar, como a real prática de percursos flexíveis que, embora estejam bem definidos na teoria, no terreno não estão a funcionar.

- Há ainda necessidade de investir na sensibilização dos adultos para as diferentes ofertas formativas e não apenas para o processo RVCC. Quanto maior for esta informação, mais fácil poderá ser a negociação do encaminhamento para uma certificação parcial.

- O caminho ainda é longo para que as Redes de trabalho/colaboração "saiam do papel" e comecem a funcionar com reais impactos na dinâmica dos Centros. Já houve alguma evolução, mas ainda não é suficiente. Uma das ideias que ficou no ar para esta Rede foi a construção de uma plataforma online para gestão da informação e dos processos. No entanto, como referi, penso que é importante que estas redes não se tornem sectoriais, mas sejam mais abertas a todo o tipo de entidades, como aconteceu hoje, com a presença dos CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Secundário Afonso de Albuquerque, da Guarda. Juntos podemos mais e melhor!...

- Qual o papel do Avaliador Externo nas certificações parciais? Foi salientada a necessidade de formação e de conhecimento da realidade e das ofertas formativas. Esta questão pode passar não só pela formação ministrada pela ANQ, mas também por reuniões de trabalho com as equipas.


Foi, sem dúvida, um dia de partilha que penso que foi profícua para todos. Há que destacar a forma como fomos recebidos pela equipa do NERGA, que nos fez sentir em casa com a sua hospitalidade e simpatia.

Fica a apresentação, para partilha.

Sem comentários: