quarta-feira, 24 de junho de 2009

O processo RVCC: Relembrar.

«O processo de RVCC organiza-se em três eixos de intervenção:

- O Reconhecimento, que consiste no processo de identificação pessoal de competências previamente adquiridas pelo adulto. Assente na metodologia das histórias de vida, este processo, de alguma complexidade, exige o acompanhamento por parte dos profissionais do Centro, que ajudam, cada adulto a descobrir o que aprendeu em todos os tempos e situações de vida. A reconstrução do percurso pessoal e profissional possibilita a descrição e nomeação de saberes adquiridos, de modo a haver uma apropriação consciente e reconhecimento pessoal das competências mobilizadas na acção quotidiana. Através desta abordagem biográfica cada adulto toma consciência que nas múltiplas tarefas desempenhadas e responsabilidades assumidas, realizou aprendizagens, mobilizou saberes e recursos, produzindo competências. Este processo é, igualmente, consubstanciado num conjunto de actividades que permitem ao adulto fazer o seu balanço de competências, construindo um dossier pessoal que contém todas as evidências documentadas das competências de que o adulto é portador.

- A Validação, que se consubstancia num conjunto de actividades que visam apoiar o adulto no processo de avaliação das suas competências, relativamente às quatro àreas de competência-chave e aos níveis de certificação escolar, de acordo com o definido no Referencial atrás referido. Este processo culmina com a actuação do júri de validação que analisa e avalia o dossier pessoal do adulto, recorrendo sempre que necessário ao pedido de demonstração de competências menos bem documentadas.

- A Certificação, que confirma as competências adquiridas, reconhecidas e validadas com a emissão oficial de uma carteira Pessoal de Competências e do Certificado obtido.»
Fonte: aqui.

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