sábado, 13 de dezembro de 2008

Júris, Sessões de Trabalho e tudo o mais...

No final de mais um ano tenho que deixar uma palavra às equipas técnico-pedagógicas que tenho a honra de conhecer e de colaborar com todas as pessoas que as compõem. Hoje existe uma escola dentro da escola. Existem Centros Novas Oportunidades com mais inscritos que os alunos do ensino regular. E equipas que trabalham continuamente. Com um esforço, dedicação e qualidade que tem que ser referidos, destacados, valorizados e reconhecidos. Fica uma palavra pública para todos os técnicos, profissionais, formadores e coordenadores que têm feito o melhor que sabem e que podem com um profissionalismo admirável. Tem sido uma honra pessoal e profissional trabalhar com cada um destes elementos e com cada uma destas equipas. Um merecido obrigado e um sincero reconhecimento: Parabéns!

A visita ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré foi, nestes últimos júris, um encontro com um projecto consolidado, de qualidade e de uma capacidade de resposta aos adultos que procuram uma resposta para a sua qualificação que visam a credibilidade da Iniciativa Novas Oportunidades. Disse presencialmente à equipa técnico-pedagógica, que existe uma melhoria sustentada do seu trabalho, considerando a dedicação que os profissionais, formadores e coordenação tem tido, ao longo destes últimos tempos, que os coloca como centro de referência e excelência na capacidade de conciliação entre o humanismo que determina este centro e a qualidade do trabalho realizado. Fica o meu reconhecimento pessoal e profissional pelo trabalho realizado. Sinceramente, parabéns!

Estive numa sessão de trabalho com a equipa técnico-pedagógica no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada. Estas sessões servem, muitas vezes, para eu, enquanto Avaliador Externo, poder ir acompanhando a evolução da actividade dos centros com que colaboro, assim como, responder a algumas questões práticas que possam resultar na credibilização do processo de RVC. Encontrei, como já é hábito neste centro, uma equipa preocupada com a qualidade do seu trabalho. Deixo uma palavra de incentivo para referir que estão no caminho certo e o resultado da dedicação que encontrei terá o respectivo reconhecimento social e na efectiva qualificação dos adultos que se inscreveram neste Centro Novas Oportunidades.

Estive também numa sessão de trabalho no Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas da Pampilhosa. Uma equipa jovem e determinada em fazer um bom trabalho determina a característica deste Centro Novas Oportunidades. A troca de ideias que realizo nestes momento de trabalho conjunto servem muitas vezes para entender as dificuldades que as equipas têm na implementação de algumas das directivas produzidas. Creio que, pelo dinamismo que encontrei na equipa, a superação das dificuldades de operacionalização serão, sem grande dificuldade, superadas pela equipa tendo como objectivo a qualidade, o rigor e a valorização do processo de RVC.

E mais um júri no Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião. O trabalho realizado pela Dra. Cláudia Branco, enquanto profissional RVC, e das restantes formadoras, levou à conclusão, com sucesso e valorização pessoal e profissional de mais um adulto. Penso que este centro desenvolve, neste momento, um trabalho de efectiva qualificação de cada um dos adultos que procura uma solução para o recomeço do seu processo de formação e educação. Parabéns ao candidato e à equipa!

Um júri levou-me ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Marques Castilho, em Águeda. Tenho que destacar duas coisas que registei e quero divulgar neste espaço. Uma adulta, Vera Gomes, fez uma viagem de Espanha para Portugal para realizar o seu júri final. Havia no olhar e na força que revelou na sua apresentação uma curiosidade e luta constante para saber mais. Curiosamente revelou que se tinha inscrito na biblioteca no local onde residia para ler e assim aprender melhor a falar espanhol. Sirva este exemplo de força e valorização do processo de RVC e de aprendizagem para aqueles que colocam o tempo ou a distância como impossibilidade para a conclusão dos seus processos de qualificação. Com força de vontade tudo se consegue como nos provou, a todos, a Vera Gomes. Parabéns sinceros! E quero também destacar o trabalho realizado por alguns elementos da equipa na melhoria contínua do processo. Foi muito positivo ouvir alguns adultos, no final da sua sessão de júri, falarem já do que desejam fazer no momento pós-processo de RVC, quer pela formação profissional, quer pela via do regresso à aprendizagem formal.

Sem comentários: