quarta-feira, 31 de outubro de 2007

RVCC Secundário: Processo Iniciado.


«Cerca de quatrocentos adultos dos concelhos de Ansião, Alvaiázere e Penela e ainda concelhos limítrofes, já são formalmente candidatos ao processo de RVCC Nível Secundário no Centro Novas Oportunidades da ETP Sicó. Desde Setembro que estes adultos estão envolvidos no processo, tendo iniciado com uma Sessão de Esclarecimento, que lhes permitiu conhecer de forma mais aprofundada o processo, participando depois numa Sessão de Diagnóstico.
Nesta primeira fase, o objectivo era o de seleccionar os adultos que evidenciassem um perfil adequado à frequência do processo de RVCC para o Nível Secundário que, numa lógica de inteligibilidade é, comparativamente ao Nível Básico, de uma complexidade maior.
Dos adultos envolvidos, cerca de 70 constituem os seis grupos-modelo que já iniciaram (Avelar, Alvaiázere e Penela), de forma a testar a metodologia definida por este Centro. Os restantes adultos foram, dependendo do perfil evidenciado, encaminhados para outras acções de formação ou encontram-se em lista de espera até ao início de novos grupos.
Este processo, de acordo com informações dadas pela Coordenadora Pedagógica do Centro, Vera Sousa, é muito semelhante ao já existente para o Nível Básico. Alteram as áreas em que os adultos devem evidenciar competências que, no caso do RVCC para o Nível Secundário correspondem a Cidadania e Profissionalidade, Cultura, Língua e Comunicação e Sociedade, Tecnologia e Ciência. Trata-se, segundo esta Coordenadora, de um processo que corresponde grosso modo à autobiografia de um adulto, um processo que é mais aberto e dinâmico do que o de Nível Básico.
Teve início no mês de Setembro nas três localidades em que a ETP Sicó dispõe de instalações e decorre em sessões quinzenais. No que corresponde à data de términus, ainda que seja apenas uma data prevista, esta corresponderá a Abril/Maio de 2008.»
Texto do CNO

Sem comentários: