domingo, 29 de julho de 2007

Entrega de diplomas/CNO da Escola Secundária de Arganil



No âmbito das actividades do RVCC /Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Arganil teve lugar no dia 26 de Julho, pelas 19h e 30m, na Escola Secundária de Arganil, a sessão de entrega de diplomas do 9º ano aos adultos certificados.
Conforme constava do programa estiveram presentes e animaram o convívio a Filarmónica Arganilense e o Rancho Folclórico da Região de Arganil, uma vez que dois dos adultos a quem foram entregues diplomas fazem parte destas colectividades.
O RVCC /Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Arganil está criado e implementado no terreno desde Outubro de 2006, até ao momento já foram certificadas cerca de cem adultos, residentes nos concelhos municipais de Arganil, Tábua, Oliveira do Hospital, Lousã e Pampilhosa da Serra.
Quanto ao interesse da criação deste Centro Novas Oportunidades, como coordenadora entendo de grande importância em termos do proporcionar à população desta região formação e qualificação, com base na qualidade, na eficiência e mediante recursos físicos e humanos habilitados.
Defendo que as escolas, melhor que outras instituições de cariz sociocultural, pelas suas estruturas físicas, organização e recursos humanos constituem uma mais-valia para a consecução dos objectivos que presidem à criação dos Centros Novas Oportunidades / RVCC.
Preconizo que as escolas públicas não podem ficar à margem de todo um processo que está a ser implementado com vista a proporcionar, aos adultos maiores de 18 anos que não possuem o 9º ano de escolaridade e que queiram adquirir o 12º ano, a possibilidade de serem, simultaneamente, reconhecidas, validadas e certificadas as competências adquiridas ao longo da vida.
Há que criar incentivos e dar oportunidades à população adulta, desta zona interior do país, de melhoria dos seus níveis de certificação escolar e de qualificação profissional, ao lado do incutir e chamar a atenção para a importância da formação contínua, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.
A Coordenadora; Assumpta Coimbra

Sem comentários: