domingo, 8 de janeiro de 2012

Leituras em torno da Educação de Adultos


Este livro é provido de um forte, e nunca oculto, posicionamento político da autora relativamente à prática educacional, em geral, e à prática educacional de adultos, em particular, entendida em todas as suas dimensões. Rosanna Barros recusa a possibilidade de existência de um olhar despolitizado sobre os conceitos críticos e pedagógicos do campo da educação de adultos, alertando, de forma muito sustentada, para o processo de “ressemantização política” (p. 20) que, nas últimas décadas, tem atingido o quadro crítico e conceptual da educação de adultos e assumindo-se como defensora de uma educação de adultos em contracorrente, em que as prioridades sejam a apologia da democracia solidária e a transformação social em benefício de cada ser humano e da sociedade, em geral.

A obra organiza-se em duas partes:
  1. Na I Parte, a autora aborda analiticamente questões de heurística na Educação de Adultos, estabelecendo um mapa (inter)nacional dos conceitos e fundamentos educacionais gerais.
  2. Na II Parte, a autora aporta a genealogia dos conceitos em Educação de Adultos, percorrendo e problematizando (inter)nacionalmente perspectivas político-filosóficas estruturantes do setor. Assim, a autora problematiza aqueles que considera serem os binómios conceptuais fundamentais na educação de adultos, nomeadamente, educação permanente, sociedade da aprendizagem, organização qualificante e aprendizagem ao longo da vida, lançando a dúvida de que a educação cumpra atualmente a sua dupla missão de, por um lado, potenciar o enraizamento de cada indivíduo à ordem social que o precede e, por outro, impulsionar a transformação do indivíduo e da sociedade.

Porque não é importante apenas preparar as pessoas para o mercado de trabalho, mas também para a vida, ou seja, ensiná-las a ler, a escrever, a dominar as tecnologias e a competir e, por outro lado, também a serem solidárias, colaborativas, éticas e sensíveis à pessoa do outro, vale a pena folhear estas páginas e absorver a mensagem que transmitem.

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