quarta-feira, 6 de julho de 2011

Novo Programa para a Educação

No cenário de uma plataforma tão fluida como aquela em que se move a sociedade actual – esse desafio permanente à capacidade de (re)ajustamento e teste de perícia e resiliência – as mudanças operam-se, também, no quadro de actuação e intervenção da Comissão Europeia. Sob o lema “investir hoje para o crescimento de amanhã”, são propostas “reformas” em nome de uma Europa cuja presença no mundo seja mais reforçada.
Assim, no dia 29 de Junho, apresentou a sua proposta para o próximo Quadro Plurianual (2014-2020). No contexto deste Quadro, propõe um novo programa para a educação, formação e juventude: "Educação Europa".
Este novo programa deverá agregar os actuais subprogramas do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), os aspectos internacionais do ensino superior e Juventude em Acção.
Deverá concentrar-se em oferecer oportunidades de aprendizagem transnacional, fazer corresponder as competências com a procura do mercado de trabalho, voluntariado e educação não-formal, assim como a modernização dos sistemas de educação e formação na Europa. Para a área de educação, formação e juventude, a Comissão propõe investir 15,2 mil milhões de euros, que serão complementados com apoios dos Fundos Estruturais e do Fundo Social Europeu. Sugere, deste modo, três eixos principais de acção:
  1. Mobilidade para aprendizagem transnacional;
  2. Actividades em cooperação entre instituições educativas e o mundo do trabalho;
  3. Apoio estratégico à implementação de políticas concretas.
Espera-se que a implementação do novo programa seja bastante simplificada com a eliminação dos actuais subprogramas (onde se inclui o GRUNDTVIG, para a educação de adultos), a redução do número total de actividades e uma utilização crescente das subvenções fixas.
Cabe agora ao Conselho de Ministros e ao Parlamento Europeu pronunciarem-se sobre esta proposta da Comissão…

Fonte: aqui

Sem comentários: