sábado, 18 de junho de 2011

Com um brilhozinho nos olhos

    Da ANQ, I.P, surgem indicações para proceder à abertura de procedimentos concursais para a contratação de técnicos. Por outro lado, a Portaria n.º 236/2011, publicada a 15 de Junho, vem regular o processo de acreditação dos avaliadores externos e da actividade por estes desenvolvida, no âmbito dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências desenvolvidos por Centros Novas Oportunidades. Estes dois movimentos revestem-se de um significado especial, pois parecem garantir a continuidade de funcionamento dos Centros Novas Oportunidades, tão criticado, antes, durante e depois da campanha eleitoral.
       Apetece perguntar: "Porque é tão incómodo para alguns o reconhecimento de competências? Quem está, de facto, em causa, quando se fala mal das Novas Oportunidades? Quando foi que oportunidade passou a ser confundido com oportunismo e facilitismo? A quem agrada o discurso mordaz? Que efeitos produzem estas críticas ocas?" Estas perguntas amargamente persistentes permanecem teimosamente vazias de respostas por parte de quem parece querer a toda a força negar a existência da floresta para além da vedação que eles próprios construíram.
Absurdo.
O Reconhecimento de Competências, primeiro estranha-se e depois entranha-se, como qualquer outra inovação, muito à frente dos paradigmas vigentes.
É preciso dar algum tempo para que os Velhos do Restelo fiquem a falar sozinhos...
Mais uma vez, o melhor remédio é sorrir:

Sem comentários: