domingo, 6 de fevereiro de 2011

À laia de reflexão

Não poderia deixar “passar em branco” o que testemunhei nos passados dias 03 e 04 de Fevereiro de 2011, na Unidade Pedagógica Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Numa tentativa de reunir elementos da comunidade de investigadores que trabalha no domínio da Educação e Formação de Adultos em Portugal, o Grupo de Estudos de Educação e Formação do Centro de Investigação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra reuniu esforços para realizar as III Jornadas de Educação e Formação de Adultos.


Mobilizadas por diversos objectivos...

  • Promover o debate e a troca de experiências entre os diversos agentes do domínio da Educação e Formação de Adultos
  • Analisar criticamente as políticas nacionais e internacionais
  • Identificar e debater a evolução do campo de práticas
  • Conhecer e problematizar os resultados de investigações recentes
  • Contribuir para um aperfeiçoamento contínuo das políticas e práticas
  • Incentivar a reflexão, a investigação e a produção científica
  • Contribuir para a formação contínua dos Agentes

...estas jornadas percorreram diversos assuntos, desde a validação e certificação de competências até aos caminhos da investigação em Educação e Formação de Adultos.
Para além dos temas gerais das manhãs (“A Educação Permanente e a Educação e Formação de Adultos 40 anos depois – passado, presente e futuro de uma ideia virtuosa”, “A Educação e Formação de Adultos, alguns contributos portugueses”, “Avaliação do Programa Novas Oportunidades: opções metodológicas e principais conclusões” e “Os grandes desafios da Educação e Formação de Adultos em Portugal”), as Mesas versaram sobre outros mais particulares, favorecendo uma abordagem ecléctica desta área do saber. A todos os participantes foi possível, assim, optar pela/s Mesa/s que se encaixavam nos seus centros de interesse e motivação, participando activamente no período concedido para debate e partilha de ideias, no final das mesmas.

Foi na sala da qual fiz activamente parte, no dia 03 de Fevereiro, que escutei palavras (sempre doces, reais e realistas!) da Pessoa com quem partilho a construção deste espaço (se não exactamente desta forma, pelo menos com este sentido e sentimento):

- É gratificante ver o entusiasmo com que todas estas pessoas falam destes projectos e isso é um bálsamo atendendo às circunstâncias actuais!

Os períodos de intervalo, naquele espaço exterior onde o ar revitalizava o ânimo, serviam como ponto de encontro. Era durante esses momentos informais – que mediavam os trabalhos – que se juntavam os elementos das mesmas equipas, mas que também se (re)encontravam pessoas geograficamente mais distantes, unidas por um propósito essencial que comungam: dignificar a área da Educação e Formação de Adultos. Aí, entre sorrisos e diálogos informalmente tecidos e edificados, todos trocavam ideias e perspectivas sobre o que havia sido abordado nas diferentes salas, em torno das diversas Mesas.

No final do segundo dia de trabalhos, o balanço feito foi bastante positivo e as Jornadas vistas como uma excelente oportunidade de crescimento e enriquecimento. Efectivamente, a área da Educação de Adultos tem construído a sua identidade ao longo dos últimos anos, sendo-lhe, hoje em dia, reconhecido inquestionável valor no cerne de uma sociedade em constante mutação e que se coaduna com os fundamentos e exigências da Aprendizagem ao Longo da Vida.

Certamente, serão muitas as pessoas que já aguardam um impacto igualmente positivo e frutífero das IV Jornadas de Educação e Formação de Adultos, desde já perspectivadas como mais um desafio e mais um momento (re)encontro e crescimento pessoal e profissional!

Sem comentários: