quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"Tão longe e tão perto, já viu, amiga?"

Há alguns dias atrás, soubemos que um dos Avaliadores Externos, com quem costumávamos trabalhar, tinha ido para o Afeganistão, numa missão oficial do Exercito, chefiando uma equipa de formadores. Embora se trate de uma missão de Paz e, portanto, de nobre causa, sentimos, de imediato, o perigo que a viagem podia conter em si, por se tratar de uma zona em constante convulsão.
Quem passa pela experiência do Processo de Reconhecimento de Competências sabe que se estabelece uma relação muito especial entre os elementos da Equipa, os Adultos e todos os outros participantes, especificamente os Avaliadores Externos. De facto, poder participar no reconhecimento social de alguém, com o carácter ritualístico que a Sessão de Júri lhe confere, envolve os seus participantes numa cumplicidade homeostática, com efeitos que perduram, quer no domínio individual quer na vertente social e cultural, pilares da dimensão humana.
É óbvio que nos sentimos implicados ao saber que um dos nossos Amigos ia partir, mas com os meios de comunicação que estão à nossa disposição no século XXI, o longe torna-se perto, num instante.
E assim aconteceu, ontem... Uma mensagem directa no "chat" do Gmail aparecia: "Tão longe e tão perto, já viu, amiga?"
Tão longe no espaço, do Afeganistão até Portugal; tão perto no tempo, graças à comunicação instantânea que a Internet proporciona; tão longe nas vivências, tão perto na relação humana.
E a reflexão sugere que o longe se torna perto e que a distância não conta quando a amizade transcende o espaço e o tempo.
Também com os candidatos certificados, enviados para missões fora do Centro Novas Oportunidades, acontece esta ligação que convida a alimentar as relações que se estabelecem, numa perspectiva de mundo global em construção, onde a Amizade aparece como sentimento regulador e fortalecedor de redes sociais cada vez mais poderosas... Estaremos a assistir à emergência de um novo poder? Outra visão da realidade? Será que estamos prestes a deixar transbordar os sentimentos do virtual para a realidade? Haverá aqui algo prestes a acordar?

Sem comentários: