quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Universidades Séniores: verdadeiras comunidades de aprendizagem ao longo da vida

A Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) é uma instituição que tem como alguns dos objectivos a dinamização de actividades educacionais para a população (sobretudo para pessoas com mais de 50 anos), a promoção da formação ao longo da vida, e o apoio às Universidades e Academias da Terceira Idade.

«As Universidades Seniores (UTIs) são "a resposta socio-educativa, que visa criar e dinamizar regularmente actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos. Quando existirem actividades educativas será em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida".
No modelo francês as UTIs são criadas pelas universidades tradicionais, têm professores remunerados, garantem certificação e seguem um modelo mais formal.
No modelo inglês, que Portugal segue, as UTIs nascem no seio de organizações sem fins lucrativos, os professores são voluntários, são mais informais e não garantem certificação.»

O trabalho desenvolvido pelas Universidades Séniores nas comunidades merece ser reconhecido e tem desempenhado um papel fundamental na promoção da educação não-formal, da cultura e da aprendizagem ao longo da vida, sobretudo para uma parte da população mais carenciada e negligenciada pela sociedade, fomentando assim a sua integração e, simultaneamente, a dinâmica social local.
As actividades das UTIs são extremamente variadas e vão desde aulas teóricas e práticas (sem certificação) em diversas áreas (como História, Psicologia, Línguas, Informática, Pintura...) a actividades de motricidade, passando por passeios e convívios, actividades de lazer e de voluntariado, entre outras.
Este é, sem dúvida, um exemplo de promoção da educação de adultos e de intervenção comunitária que merece um maior destaque e reconhecimento social.

Sem comentários: