quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Educação de Adultos: terreno de investigação e intervenção


«Todos os anos, a EAEA (European Association for the Education of Adults) comemora a inovação e a excelência no domínio da educação de adultos. O Prémio Grundtvig dá visibilidade aos resultados de projectos que produzam novas ideias, novas parcerias, novas metodologias e uma nova compreensão de como se pode trabalhar em educação-formação de adultos.
Em 2010, a EAEA procura encontrar projectos que tratem a questão das competências chave para a inclusão social.
A Comissão Europeia identificou oito competências chave:
  1. comunicação em língua materna;
  2. comunicação em línguas estrangeiras;
  3. competência matemática e competências básicas em ciência e tecnologia;
  4. competência informática;
  5. aprender a aprender;
  6. competências interpessoais, interculturais e sociais e competências cívicas;
  7. empreendedorismo;
  8. expressão cultural.

Todas estas competências podem contribuir para uma melhor integração de pessoas socialmente excluídas.»

Procuram-se, portanto, projectos em educação-formação de adultos sobre o tema “Competências chave para a inclusão social” em duas categorias:

  • Projectos europeus: de países da U.E. ou candidatos (têm que ser transnacionais e envolver, pelo menos, 3 países); de outros países europeus (devem ser ou transnacionais ou abranger uma forte parceria à escala nacional com um vasto leque de actores);
  • Projectos de fora da Europa.

Fonte: aqui


Para consultar mais informações: EAEA

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