quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A importância da qualificação

«As qualificações determinam em grande parte as hipóteses de emprego, a capacidade de aceder è educação e o estatuto social. Todavia, também revelam limitações: muitos dos conhecimentos e competências que adquirimos através da vida não são abrangidos pelos nossos diplomas, certificados ou títulos. Para reduzir esta disparidade, os dois mundos – da educação e do emprego – têm que se empenhar em redesenhar e actualizar as qualificações.
Qualificações – a ponte entre a educação e o mercado de trabalho – são diplomas, certificados e títulos que permitem aos seus titulares aceder à actividade profissional e à continuação de estudos e formação. A sua finalidade é responder às necessidades das pessoas quanto ao emprego e às necessidades da economia quanto a pessoal competente. Para tal, as qualificações devem reflectir com precisão os conhecimentos e competências das pessoas, devem demonstrar que essas competências correspondem aos padrões exigidos pelo mercado de trabalho e devem ser claramente compreendidas por todos os utilizadores – pessoas individuais, empregadores e sistemas de educação – em todo o mercado único de trabalho da União Europeia.

Como resposta às rápidas mudanças na procura de competências, vemos agora certificados e diplomas conferidos por empresas, organizações sectoriais e até companhias multinacionais. Esta situação, no entanto, levanta uma questão de credibilidade. Que conhecimentos é que uma dada qualificação representa realmente? Serão compatíveis com outras qualificações, tais como a formação inicial adquirida nos sistemas públicos de educação e formação? Terão algum valor no exterior da empresa ou do sector onde foram obtidas? Como se pode aferir esse valor?

Tais questões só podem ser respondidas se todos os actores, tanto do lado da educação como do lado do emprego, tiverem uma participação activa na definição e na actualização dos padrões ou referenciais em que assenta o processo de certificação.É aqui que entram os quadros europeu e nacionais de qualificações. O seu papel é mostrar as relações entre todas as qualificações, qualquer que seja o modo como foram obtidas. O princípio por detrás destes quadros tem sido aceite por toda a Europa, na medida em que adoptam a abordagem “resultados da aprendizagem”, formalmente consagrada no Quadro Europeu de Qualificações (QEQ). Esta situação, por sua vez, permite às pessoas em geral e aos empregadores compreender os conteúdos de cada qualificação, independentemente da sua origem nacional ou sectorial.»

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