"O reconhecimento de uma competência não passa apenas pela identificação de situações a serem controladas, de problemas a serem resolvidos, de decisões a serem tomadas, mas também pela explicitação dos saberes, das capacidades, dos esquemas de pensamento e das orientações éticas necessárias. Actualmente, define-se uma competência como a aptidão para enfrentar uma família de situações análogas, mobilizando de uma forma correcta, rápida, pertinente e criativa, múltiplos recursos cognitivos: saberes, capacidades, microcompetências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e de raciocínio."
Philippe Perrenoud, in "As Competências para Ensinar no Século XXI"
Philippe Perrenoud, in "As Competências para Ensinar no Século XXI"
1 comentário:
Esta é uma entre muitas das definições que podem ser adoptadas em torno do conceito de competência, uma vez que actualmente ainda persiste a falta de consenso devido à ambiguidade e polissemia que o próprio conceito encerra.
Por isso será que estaremos todos nós a falar do mesmo quando falamos de competências?
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