quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Relatório da OCDE: melhorias na educação em Portugal

Actualmente, vive-se num mundo político e social complexo. Por isso, mais do que nunca, as pessoas planeiam as suas próprias vidas e espera-se que contribuam activamente para a sociedade e aprendam a viver positivamente em contextos cuja diversidade cultural, étnica e linguística está, hoje em dia, bem patente.
Estas características da mudança social e económica contemporânea encontram-se interligadas e encerram dois objectivos igualmente importantes para a aprendizagem ao longo da vida:
a) promover a cidadania activa;
b) fomentar a empregabilidade.

Neste cenário, a educação, no seu sentido lato, é uma chave fundamental para aprender e compreender melhor a forma como dar resposta aos desafios que vão surgindo.

A OCDE, tendo como alguns dos seus objectivos centrais apoiar o crescimento económico, desenvolver o emprego e elevar o nível de vida, centra parte das suas actividades em torno das questões educativas e, neste âmbito, “divulgou a edição de 2009 da publicação Education at a Glance, na qual confirma a existência de mais alunos e de melhores resultados escolares em Portugal no ano lectivo de 2006/2007, período de referência do relatório”, como aqui é referido.

Sem comentários: