domingo, 6 de setembro de 2009

Leitura interessante

"A Nova Ordem Educacional, Espaço Europeu de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida"

«Alguns campos específicos de reflexão são propostos por Fátima Antunes, para se questionar e nos questionarmos sobre o papel que a Aprendizagem ao Longo da Vida, através dos seus diversos eixos de intervenção, desempenha na construção de um novo modelo de sociedade e de economia (...).
Desses campos saliento quatro:

(i) o Processo de Bolonha ou a obrigatoriedade de submissão dos actores nacionais a decisões supranacionais de Estado-em-rede;

(ii) as relações educação-trabalho, a centralidade que lhes é atribuída na formação do capital humano e social e o debate em torno do movimento das competências;

(iii) o processo de definição do Regime Jurídico da Habilitação profissional para a Docência e a sua relação como Método Aberto de Coordenação, o Programa Educação e Formação 2010 e os Processos de Bolonha e Copenhaga;

(iv) os sentidos da Aprendizagem ao Longo da Vida na UE e em Portugal e as suas relações com a construção do Espaço Europeu de Educação.

(...) a leitura desta obra constitui um excelente instrumento de reflexão crítica sobre muitos dos movimentos a que assistimos hoje, no interior dos sistemas de educação e formação, sendo que “...este é um tempo de transição em que se afirmam, negoceiam e digladiam processos, projectos e percursos de construção de uma nova ordem educacional mundial e novos modelos educativos mundiais de que a educação/aprendizagem ao longo da vida é um dos eixos e pode revelar-se um analisador e um catalisador de horizontes prováveis e possíveis em negociação.”»

Fonte: aqui

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