domingo, 14 de junho de 2009

Regressando ao Balanço de Competências...

«O que é então o balanço de competências? Para compreender esta designação é necessário clarificar os significados das palavras balanço e competência. Desta forma, pode entender-se balanço como um estado de indecisão, em que se analisam os aspectos positivos e negativos de algo, neste caso, da vida pessoal e profissional.

A competência é mais difícil de definir, pois pode entender-se o conceito num sentido mais amplo ou num sentido mais específico. Assim, num sentido mais amplo, a competência pode ser entendida como a capacidade de realizar uma tarefa num determinado contexto e transferir os conhecimentos que lhe estão subjacentes para outros contextos e tarefas. A competência entendida num sentido mais específico é vista como a capacidade de se realizar uma tarefa em particular em condições específicas e pormenorizadas com a exclusão dos conhecimentos e compreensão dos mecanismos que lhe estão associados (Imaginário, 1997).

Posto isto, convém definir o que é um balanço de competências. Assim, tendo em conta o que anteriormente foi referido, poder-se-á afirmar que o balanço de competência é um processo em que se analisam os pontos fortes e pontos fracos de determinadas competências do indivíduo, as quais podem ser gerais ou específicas. O balanço de competências assenta numa atitude voluntária da pessoa e é um processo activo, personalizado e complexo, no qual se articulam as dimensões pessoais e sócio-profissionais. Este processo envolve “profissionais que suscitam a produção de elementos de exploração e análise relacionados com os saberes e as competências adquiridas pelos sujeitos indispensáveis à construção de projectos profissionais. Nesta intervenção tem-se em conta a adaptação e individualização do processo a cada sujeito, além de ser um processo de valorização de si próprio, que visa um melhor futuro profissional e pessoal. Os objectivos estabelecidos ao longo do processo de balanço de competências vão sendo adequados ao indivíduo e à fase do processo. O objectivo último é a construção/elaboração de uma síntese do balanço, formalizando um plano de acção para a concretização dos projectos profissionais do indivíduo alvo do balanço de competências (Castro, 1998).

O balanço de competências “deve permitir analisar as competências profissionais e pessoais, assim como as aptidões e motivações (de um sujeito) a fim de definir um projecto profissional e, quando for caso disso, um projecto de formação.” (Imaginário, 1997).»
Fonte: aqui.

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