sábado, 9 de maio de 2009

Júris, Encontros e Desafios...

Hoje, como sempre, a consolidação de um projecto passa pela formação de equipas de trabalho cooperantes e motivadas para um trabalho de qualidade e reconhecimento social. Hoje, como sempre, o trabalho desenvolvido pelas equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades é uma peça fundamental numa estratégia de Educação e Formação de Adultos reconhecida pela sua mais-valia no contexto educativo. Sem dúvida que uma das melhores experiências que tenho no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades é o privilégio de trabalhar com pessoas dedicadas, excelentes profissionais e com uma capacidade de entrega e trabalho que vai muito para lá do que lhes é pedido numa tentativa sempre constante de melhorar a prática e valorizar a aprendizagem.

Estive presente numa sessão de júri do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Foram momentos muito interessantes pela dinâmica e importância que tiveram no meu contexto pessoal e para a equipa. O resultado de uma análise do trabalho realizado quando o é com qualidade, como é o caso, resulta de uma abordagem de reflexão em diferentes momentos. Este foi um desses momentos em que, pelas apresentações realizadas e pelo perfil ideal dos candidatos a um processo de RVCC, toda a sessão de júri se reverteu num efectivo reconhecimento das competências num processo de aprendizagem entre todos os elementos presentes. Quando assim é, quando nessa troca de experiências e histórias de vida se reconhece a importância da aprendizagem ao longo da vida então o reconhecimento social está conseguido na sua forma mais relevante: a valorização da formação e aprendizagem para cada um dos adultos. Os meus sinceros parabéns aos adultos pelo trabalho realizado e pela conclusão de mais esta etapa na sua vida.

E na passada sexta-feira, dia 8 de Maio, estive presente, como organizador e participante do "Encontro Informal RVCC e Aprendizagem ao Longo da Vida: Desafios Radicais". Foi um encontro que juntou 50 pessoas. O número inicial de inscrições foi muito superior o que leva a que venham a realizar-se, em datas próximas, mais dois destes momentos. Estiveram presentes elementos das equipas técnico-pedagógicas, de Directores/as a Administrativos/as, de Norte a Sul do país.


No início do dia foram distribuídas 10 questões que para orientação das conversas a realizar ao longo do dia. Estas questões foram as seguinte:

1. Se tivesse de explicar o que era o processo de RVCC para o nível Básico em duas frases como o faria?
2. Se tivesse de explicar o que era o processo de RVCC para o nível Secundária em duas frases como o faria?
3. Se tivesse de explicar a sua função no âmbito do trabalho de um Centro Novas Oportunidades como o faria?
4. Se tivesse que explicar o que é um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens como o faria?
5. Se tivesse que identificar 5 desvantagem do processo de RVCC quais enunciaria?
6. Se tivesse que identificar 5 vantagens do processo de RVCC quais seriam?
7. Se fosse "decisor" que medida alterava para reforçar o reconhecimento social do processo de RVCC?
8. Se tivesse que descrever o trabalho que realiza por meio de uma metáfora qual seria?
9. Que história ou momento mais relevante pode contar da sua experiência nos últimos tempos como elemento de uma equipa de um CNO?
10. O que aprendeu até este momento neste encontro informal?

Curioso foi reparar que, assim que se iniciaram as actividades mais “radicais” se esbateram os “desconhecimentos” entre pessoas, entre equipas e a troca de experiências, conversas, ideias e registos de informalidade tiveram lugar.

Este foi essencialmente um momento de interacção pessoal e de reforço do espírito de equipa. Espero que todos os participantes tenham gostado deste dia e mantenham, no seu dia-a-dia a boa disposição e dinamismo que observei neste encontro.

Ficam as imagens do dia nas fotografias que podem ser consultadas ao clicar na colagem de fotos apresentada em cima. Fica também uma palavra de agradecimento à equipa de monitores e organização da Transserrano pelo dinamismo e profissionalismo com que decorreram as actividades.


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