quarta-feira, 13 de maio de 2009

A História de Vida e o Balanço de Competências

«O relato por parte do formando da sua História de Vida e respectiva reflexão sobre o seu percurso de vida, vai levá-lo, juntamente com os professores à metodologia do Balanço de Competências, que se trata de um dispositivo epistemológico com funções de diagnóstico e de avaliação de competências mobilizadas ou desenvolvidas com os adquiridos na vida de cada um, evidenciando as interacções das competências em várias esferas da vida do ser humano: a) conceptual, b) de relacionamento e comportamento humano, c) práticas concretas.

Neste contexto, o Balanço de Competências constitui uma démarche de auto e hetero-avaliação que faz emergir uma representação de si revelada nas dimensões de vida pessoal, social e profissional de cada aluno adulto. Entrar num processo de Balanço de Competências supõe um forte envolvimento dos implicados na construção e monitorização do seu desenvolvimento e um olhar sobre as experiências vividas, (re) dizê-las para se apropriar delas.

Desde sempre, a pretensão do Balanço de Competências visa o reconhecimento dos saberes práticos, dos conhecimentos tácitos adquiridos por experiência. Enquanto acto voluntário requer a exploração, a análise de saberes, expondo competências na perspectiva da construção de projectos de vida pessoais e profissionais no percurso singular dos candidatos. Parafraseando Castro , o Balanço de Competências visa implicar o sujeito na constituição de uma carteira pessoal dos saberes em acção, coligindo evidências desse itinerário, procurando formas (reconhecidas) de validar essas competências, valorizando explicitamente percursos trilhados e potenciando a motivação necessária para desenvolver voluntariamente novas aprendizagens.

Se as Histórias de Vida conduzem ao Balanço de Competências, o Balanço de Competências, por sua vez, é materializado no Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA). Com efeito, o PRA dos alunos é um documento que se articula e decorre das Histórias de Vida e do Balanço de Competências.

É uma combinatória de documentos vários (de natureza textual ou não) que revela o desenvolvimento e progresso na aprendizagem, explicitando os esforços relevantes realizados para alcançar os objectivos acordados. É representativo do processo e do produto de aprendizagem. Documenta experiências significativas e é fruto de uma selecção pessoal.

Na realidade, o paradigma que está subjacente à utilização de um portefólio é de uma filosofia de aprendizagem, baseada num processo de investigação; acção ; formação. Supõe o desenvolvimento de um perfil de competências meta-cognitivas e meta-reflexivas, sobre o próprio conhecimento, que nele se procura evidenciar, demonstrar.»
Fonte: aqui.

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