sábado, 24 de janeiro de 2009

Júris e uma apresentação...

Emerge do movimento de procura dos Centros Novas Oportunidades uma necessidade destas equipas ponderarem muito concretamente qual o objectivo que têm como Centro. Muitos “correm” para o cumprimento das metas sem pensar no caminho a fazer e na perda que representa para tantos adultos esta “nova oportunidade” de criarem, (re)fazerem ou (re)começarem um novo caminho na sua qualificação. Urge pensar que certificar não é qualificar. Urge ponderar que o número de metas cumpridas não representa um bom trabalho! Mas existem casos onde esse trabalho de fundo é realizado e a mudança na vida de cada um dos adultos é notada, clara e perceptível nas sessões de júri.

Estive presente num júri parcial, em Condeixa, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora. Mais uma vez encontrei neste centro uma equipa dedicada a criar uma via de qualificação para os adultos. No júri esteve presente uma das mediadoras do curso EFA, a decorrer na escola. Esta prática resulta numa primeira abordagem ao desenho do projecto formativo para os adultos. É uma boa-prática que reflecte um trabalho contínuo e continuado para a qualidade do processo de RVC e de qualificação.

Estive também presente, mais uma vez, numa sessão de Júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Tenho referido aqui, várias vezes, a qualidade do trabalho desenvolvido neste centro. Há um trabalho efectivo de equipa e uma empatia presente em cada adulto que é acolhido pela equipa como um desafio. Tenho que destacar aqui a capacidade e profissionalismo que a Dra. Isabel Campos que tem conseguido, com todas as vicissitudes da gestão de um Centro Novas Oportunidades, manter uma linha de rumo de qualidade, rigor e humanismo que distingue o trabalho desta equipa e deste centro pela sua intervenção junto de cada um dos adultos inscritos.

Fui também convidado para estar presente na sessão de Júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal. Mais uma vez o trabalho deste Centro se destaca pela aprendizagem associada ao processo de RVC. A utilização dos e.Portefólios é uma estratégia que potencia um grau de mobilização de competência que reflecte um processo de acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de capacidades que, apoiado por uma equipa dedicada e competente, se transforma numa imensa mais-valia para cada um dos candidatos.

Por último, por convite do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária D. Inês de Castro, estive presente no I Encontro de CNO do Oeste. Foi um momento de reflexão e debate que, neste momento, resultou como um ponto de partida para a criação de uma rede entre os 13 centros daquela região. Penso que, como em qualquer região, esta visão estratégica de trabalho em colaboração e cooperação, a ser implementa e consolidado, é uma estratégia de sucesso. Quero deixar uma palavra de parabéns à equipa pela organização, humanismo e profissionalismo como receberam, assim como, pela forma como todo o evento decorreu. Este foi também um encontro com amigos que é sempre bom rever: A equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Maximinos (Braga) que cada vez me desperta mais a curiosidade para uma futura visita pelo dinamismo e inovação que demonstram ter e com a Dra. Mafalda Branco do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião.

Deixo a apresentação que realizei sobre «Aprendizagem Informal», assim como o excerto de um filme que apresentei como ilustrativo da diferença entre Conhecimento e Experiência.


Do filme: O Bom Rebelde

Sem comentários: